Nesta quinta-feira (6/4), a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, foi às redes sociais comunicar que esteve em contato com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), para expressar preocupação com a exposição à violência de moradores de favelas, em especial crianças e adolescentes.
“Liguei agora para o Governador do RJ, @claudiocastroRJ, e compartilhei minha preocupação com a exposição à violência de moradores de favelas, em especial crianças e adolescentes. É essencial que nenhuma operação policial se sobreponha ao direito à vida e à educação, e que possamos proteger a vida de moradores de favelas e agentes do estado”, escreveu.
- Criminosos invadem escola na Maré fugindo do Bope e 16 são presos
- Três meninos e uma menina morreram no ataque à creche de Blumenau
A ministra disse, ainda, que a pasta por ela liderada está à disposição para colaborar. “Coloquei o Ministério da Igualdade Racial à disposição para cooperar com a promoção de políticas que defendam a vida do povo fluminense, em especial aqueles que no dia a dia são mais vulnerabilizados”, disse.
Liguei agora para o Governador do RJ, @claudiocastroRJ, e compartilhei minha preocupação com a exposição à violência de moradores de favelas, em especial crianças e adolescentes. É essencial que nenhuma operação policial se sobreponha ao direito à vida e à educação +
— Anielle Franco (@aniellefranco) April 6, 2023
Na quarta-feira, Anielle já havia reprovado uma ação policial, ocorrida em uma escola estadual na favela Nova Holanda, no Complexo da Maré, na zona norte. "É doloroso ver as cenas de uma escola invadida por um Caveirão na Favela da Maré, no Rio de Janeiro. É inaceitável que tantas crianças tenham o ano letivo prejudicado pela violência e que tenham, ainda, suas vidas colocadas em risco em operações policiais", declarou.
“Absurdo”
O governador do estado criticou a ministra pelas declarações. "Sonho com um dia em que o Estado entre para arrumar a segurança pública e não venha uma ministra de Estado criticar a polícia porque entrou no Ciep para tirar o bandido que tinha invadido o Ciep", disse, em evento da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).
Saiba Mais
- Política Lula troca conselheiros de Itaipu; ex-ministros de Bolsonaro são exonerados
- Política A partir do dia 11: decreto concede aposentadoria ao ministro Lewandowski
- Política Lula no Planalto: "Se a meta da inflação está errada, mude-se a meta"
- Política Bolsonaro ficará inelegível por ao menos oito anos, avalia colunista
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.