Transparência

Governo Lula não divulga dados de despesas em viagens

Mesmo sendo solicitado pela Lei de Acesso à Informação o governo federal tem negado o acesso a dados públicos

Estado de Minas
postado em 08/04/2023 12:39
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Diferente do que foi dito durante a campanha eleitoral de 2022, o Governo Lula (PT) tem negado o acesso a dados públicos, mesmo aqueles que são solicitados por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Segundo informações do “Estadão”, as negativas vêm do Ministério da Fazenda, que se recusou a compartilhar quem entrou e saiu do prédio nos primeiros meses de mandato, e da Casa Civil, que não compartilhou dados sobre os gastos das viagens nacionais e internacionais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A pasta da Fazenda, chefiada pelo ministro Fernando Haddad (PT), afirmou que as informações são de caráter pessoal e que, para processá-las, teria um trabalho adicional. Tal justificativa é amparada pelo artigo 13 da LAI, que diz que as solicitações não serão atendidas caso exijam atividades extras de análise, interpretação ou consolidação dos dados.

O próprio artigo, no entanto, destaca que para usar essa alegação o órgão deve enviar informações extras como a quantidade de horas necessárias para consolidar o material. De acordo com o “Estadão”, esse detalhamento também não foi compartilhado.

Já sobre as viagens do presidente Lula, que na próxima terça-feira (11/4) embarca para a China, a Casa Civil justificou a negativa com o artigo 24 da lei. O texto define que informações que possam colocar em risco a segurança do Presidente, Vice-Presidente e respectivos cônjuges e filhos serão classificadas como reservadas e ficarão sob sigilo até o término do mandato.

Por outro lado, viagens oficiais exigem prestação de contas, de acordo com a lei, já que usam recursos públicos. O próprio governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) divulgava as informações ao longo do mandato pela secretaria-geral da presidência.

Entenda a Lei de Acesso à Informação
O princípio básico da LAI é que o acesso à informação é um direito do cidadão e um dever do estado. Assim, a lei tem como objetivo contribuir com essa premissa, aumentar a eficiência do poder público, diminuir a corrupção e elevar a participação social.

A lei pode ser aplicada nos três poderes de todas as esferas do governo: municipal, estadual, distrital e federal. Os pedidos podem ser encaminhados por qualquer cidadão ou pessoas jurídicas sob o fundamento de que o acesso é a regra e, o sigilo, a exceção.

O fornecimento da informação é gratuito e os pedidos não exigem motivação. Já as respostas precisam ser enviadas pelos órgãos solicitados em até 30 dias, sendo prorrogável por mais 30 dias, desde que justificado.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE