DIREITO DE RESPOSTA

Nikolas Ferreira é multado por fake news contra Kim Kataguiri

Deputado mineiro associou o deputado paulista ao crime de rachadinha e divulgação de notícia falsa durante as eleições

Estado de Minas
postado em 08/04/2023 16:03 / atualizado em 08/04/2023 16:29
 (crédito: Karoline Barreto/CMBH)
(crédito: Karoline Barreto/CMBH)

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) foi multado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) no valor de R$ 5.320,50 por propagar fake news contra o deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP).

Na ocasião, o mineiro associou o colega de câmara à prática de ‘rachadinha’ e divulgação de notícia falsa durante as eleições.

O TRE havia determinado que Nikolas disponibilizasse suas redes sociais para que Kataguiri exercesse um direito de resposta, mas a medida não foi cumprida. A multa foi aplicada no dia 29 de março e deve ser paga em 30 dias.

"Conforme se verifica do v. acórdão, transitado em julgado, o requerido (Nikolas Ferreira) fora condenado, por infração ao preceito contido no artigo 58 da Lei 9.504/1997, à publicação de resposta do requerente (Kim Kataguiri), no mesmo veículo, espaço, local, horário, página eletrônica, tamanho, caracteres e outros elementos de realce usados na ofensa, pelo prazo de 8 (oito) dias", destaca o trecho da decisão do TRE.

Agora o Ministério Público Eleitoral (MPE) deve cobrar o valor, sanções e penalidades pelo descumprimento da decisão. A multa também pode ser duplicada caso Nikolas repita a conduta.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE