Relações Exteriores

Lula: Brasil quer "equilibrar a geopolítica mundial" junto com a China

O presidente Lula reuniu-se nesta sexta-feira (14/4), em Pequim, com o presidente da Assembleia Nacional da China, Zhao Leji. Órgão é análogo ao Congresso Nacional brasileiro

Victor Correia
postado em 14/04/2023 10:19 / atualizado em 14/04/2023 10:19
 (crédito: Ricardo Stuckert)
(crédito: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encontrou-se nesta sexta-feira (14/4), em Pequim, com o presidente da Assembleia Nacional da China, Zhao Leji. A instituição, que é análoga ao Congresso Nacional brasileiro, reúne parlamentares chineses. Na ocasião, Lula ressaltou querer ampliar a parceria com o país asiático e “equilibrar a geopolítica mundial”.

“É importante dizer que a China tem sido uma parceria preferencial do Brasil nas suas relações comerciais. É com a China que a gente mantém o mais importante fluxo de comércio exterior. É com a China que temos a nossa maior balança comercial, e é junto com a China que nós temos tentado equilibrar a geopolítica mundial, discutindo os temas mais importantes”, comentou o presidente. “Queremos elevar o patamar da parceria estratégica entre os nossos países, ampliar fluxos de comércio e, junto com a China, equilibrar a geopolítica mundial”, acrescentou.

Encontros com o governo chinês

A reunião ocorreu na sede do governo chinês, o Grande Palácio do Povo. Também participaram parlamentares brasileiros que acompanham a comitiva de Lula na visita à China, como o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Logo depois, Lula participou de cerimônia para depositar flores no Monumento aos Heróis do Povo, na Praça Celestial, que homenageia os heróis da Revolução Chinesa.

Lula também esteve hoje com o primeiro-ministro da China, Li Qiang, e com o presidente Xi Jinping, com quem assinou cerca de 20 acordos bilaterais entre as nações, envolvendo as áreas de energia renovável, tecnologia da informação, agronegócio, saúde, infraestrutura, entre outras.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE