Congresso Nacional

Senado terá eventos culturais e legislativos nos 200 anos do Parlamento

A celebração ocorrerá no dia 3 de maio, no Dia do Parlamento, e tem como objetivo resgatar a história da instalação da Assembleia Geral Constituinte e Legislativa do Império do Brasil com uma peça teatral, sessão especial e lançamento da publicação 'As fallas do throno'

Correio Braziliense
postado em 28/04/2023 20:29 / atualizado em 28/04/2023 20:33
Em celebração aos 200 anos deste momento, o Senado Federal organizará uma série de eventos legislativos e culturais para resgatar essa história -  (crédito: Marcos Oliveira/Agência Senado)
Em celebração aos 200 anos deste momento, o Senado Federal organizará uma série de eventos legislativos e culturais para resgatar essa história - (crédito: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Em 3 de maio de 1823 foi instalada a Assembleia Geral Constituinte e Legislativa do Império do Brasil, a primeira representação política do país em nível nacional após a declaração da independência e, para muitos, um embrião do Parlamento brasileiro, tanto que a data foi escolhida como o Dia do Parlamento. Em celebração aos 200 anos deste momento, o Senado Federal organizará uma série de eventos legislativos e culturais para resgatar essa história.

Ilana Trombka, diretora–geral do Senado, comentou ao Correio sobre a contribuição do Senado nesses 200 anos de Brasil. "A missão da nossa instituição não só a representação da Federação, mas também uma casa de políticos que entendam que o equilíbrio é o que melhor temos para entregar ao nosso país", destacou.

"É assim que o Senado tem sido uma casa de reflexão, uma casa de equilíbrio e uma casa em que o Brasil se vê representado e que atua em prol das melhores condições da população brasileira", complementou.

A diretora-geral ressaltou ainda que o Bicentenário do Senado Federal na constituição outorgada em 1824 começa a ser festejado no dia 3 de Maio quando temos então a data da instalação da constituinte e que por isso será realizado uma série de celebrações na Casa na data.

A primeira delas será uma encenação teatral pelo grupo Caixa Cênica, que pretende reconstituir a reunião em que foi instalada a Assembleia. A encenação ocorrerá em dois horários para estudantes das escolas de Brasília que também farão visitas guiadas ao Palácio do Congresso. Serão 300 alunos pela manhã e 200 à tarde. 

Logo após, haverá uma sessão especial no Plenário do Senado, que será aberta ao público. Além disso, haverá o lançamento da publicação As fallas do throno – Senado e Câmara na construção do Império do Brasil — discurso solene em que o imperador brasileiro contava, aos senadores e deputados, os principais fatos, projetos e expectativas para o Brasil.

Serviço

Evento: Encenação da instalação da Assembleia Geral Constituinte e Legislativa do Império do Brasil, de 1823

  • Local: Salão Negro, Palácio do Congresso Nacional; somente aos estudantes
  • Data: 3/5/2023.
  • Horário: estreia, às 9h. Reapresentação às 15h.
  • Produção: Caixa Cênica

Evento: Sessão especial no Plenário do Senado e Lançamento da obra 'As fallas do throno — Câmara e Senado na construção do Império do Brasil'

  • Local: Plenário do Senado; aberto ao público
  • Data: 3/5/2023.
  • Horário: 10h

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE