NO SENADO

Silvio Almeida foi agressivo ao recusar réplica de feto, diz Girão

Senador tentou entregar uma réplica de feto ao ministro como forma de protesto ao aborto. Silvio Almeida repudiou o ato

Vinícius Prates - Estado de Minas
postado em 29/04/2023 14:49 / atualizado em 29/04/2023 17:57
 (crédito: Pedro França/Agência Senado)
(crédito: Pedro França/Agência Senado)

O senador Eduardo Girão (Novo-CE) disse que o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, foi "agressivo" ao se recusar a receber uma réplica de feto. O episódio aconteceu na última quinta-feira (27/4), durante uma audiência no Senado, quando Girão e a também senadora Damares Alves (Republicanos-DF) ofereceram a réplica ao ministro com o objetivo de protestar contra o aborto.

Ainda de acordo com o parlamentar, ele sempre abraçou a pauta "pró-vida", isso é, contra o aborto, e já realizou o ato de entregar uma réplica de feto a diversas autoridades políticas, até mesmo ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). "Nunca aconteceu uma recusa dessa, porque é um símbolo mundial pró-vida."

"Ele (Almeida) se sentiu [constrangindo]. Eu acho que ficou nervoso, eu considero que foi até um pouco agressivo.", disse Girão. O parlamentar ainda alega que Silvio Almeida, por ser ministro, deve ser "tolerante a todas as linhas de pensamento". Ele ainda diz, sem levantar dados, que a "maioria do povo brasileiro é "pró-vida".

"Esse bebezinho é o símbolo mundial pró-vida. Meu objetivo é que ele conhecesse um pouco mais a causa. Não agiu como ministro do Estado, agiu como militante da causa abortista", criticou o senador.

Girão alega que fez o ato para questionar o governo Lula sobre sua posição em relação ao aborto e compara o posicionamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação à causa na campanha eleitoral e no mandato. Ele também crítica a atual gestão por ter retirado o país do Conselho de Genebra.

"A reação foi desproporcional, o que me mostrou uma grande intolerância à causa e que esse governo enganou os brasileiros, porque disse que era pró-vida, mas não é", disse o senador em entrevista ao programa Jornal Jangadeiro.

Na época, Lula se posicionou contrário ao aborto, além de ter lançado uma carta à comunidade evangélica reiterando o respeito à vida "em todas as suas fases". Ocorre que o posicionamento do petista era pessoal. Em abril do ano passado, Lula disse que o aborto é uma "questão de saúde pública".

Relembre o caso

O senador Eduardo Girão ofereceu uma réplica de feto ao ministro Silvio Almeida, durante uma audiência no Senado, na última quinta. Durante a sessão, o ministro debatia as prioridades da pasta para os próximos anos, mas teve de repudiar a atitude do parlamentar a qual ele chamou de "escárnio".

"Vou aproveitar que entramos na questão da dignidade humana e vou materializar a entrega dessa criança com 11 semanas de gestação", anunciou o senador Girão enquanto se dirigia até o ministro. Almeida negou afirmando que a esposa está grávida. "Eu sei muito bem o que significa isso. É uma performance que eu repudio profundamente. Isso para mim, com todo respeito, é uma exploração inaceitável de um problema muito sério que temos no país. Em nome da minha filha que vai nascer, me recuso a receber isso", respondeu Silvio Almeida.




Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE