Investigação

PF pode cortar salário de R$ 30 mil de Anderson Torres e depois exonerá-lo

O ex-ministro do governo Bolsonaro está preso desde 14 de janeiro, no DF, como parte da investigação dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro; As informações foram divulgadas pelo colunista Lauro Jardim, do O Globo

Correio Braziliense
postado em 07/05/2023 10:44
 (crédito: Alan Santos/PR)
(crédito: Alan Santos/PR)

O ex-ministro e ex-secretário de Segurança Pública Anderson Torres — preso há quase cinco meses no Distrito Federal como parte da investigação dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro — pode perder o salário da Polícia Federal de R$ 30 mil. A informação foi revelada pelo colunista do jornal O Globo, Lauro Jardim.

A PF abriu um inquérito administrativo para apurar a situação do ex-ministro do governo Bolsonaro e isso poderá afetar diretamente o salário que ele recebia, segundo informou a coluna. Mesmo preso, Torres ainda recebe o beneficio da corporação.

Essa ação da PF pode resultar ainda na expulsão dele da corporação eventualmente. 

Investigado pelos atos de 8 de janeiro

Preso desde o dia 14 de janeiro, Anderson Torres, é acusado de ter sabotado o comando da Segurança Pública do Distrito Federal durante os ataques terroristas de domingo (8/1) na Esplanada dos Ministérios e em sedes do governo.

O ex-ministro já prestou depoimentos algumas vezes e pediu para habeas corpus em alguns momentos. O mais recente pedido foi negado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, na sexta-feira (5/5). Moraes decidiu que Torres ficará preso no 4° Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), no Guará. 

Também foi autorizada a visita de 38 senadores à Torres, contudo, Moraes estabeleceu condições que considerou de caráter “estritamente pessoal, não extensivo, sob nenhum pretexto ou condição, a terceiros acompanhantes, a visitação” ao ex-secretário.

Dentro da sala onde o ex-secretário está preso, poderão entrar cinco senadores por vez — um pedido da defesa de Torres. A visita só ocorrerá aos sábados e domingos, com agendamentos prévios junto a PMDF. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação