Ministério da Justiça

Governo lança estratégia para frear narcotráfico em terras indígenas

Programa será lançado na próxima segunda (5/6), dia em que se completa um ano dos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips

Victor Correia
postado em 02/06/2023 12:30 / atualizado em 02/06/2023 12:35
 (crédito:  Minervino Júnior/CB)
(crédito: Minervino Júnior/CB)

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lança, na próxima segunda-feira (5/6), a Estratégia Nacional para Mitigação e Reparação dos Impactos do Tráfico de Drogas sobre Territórios e Populações Indígenas. O programa visa avançar no combate ao narcotráfico e a outros crimes socioambientais em territórios indígenas, principalmente na região amazônica.

O lançamento ocorre no mesmo dia em que se completa um ano dos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, no Vale do Javari, e em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Combate à vulnerabilidade

Segundo a pasta, a iniciativa é coordenada pela Secretaria Nacional de Política sobre Drogas (Senad), e é promovida em parceria com o Ministério dos Povos Indígenas (MPI). Em evento no Palácio da Justiça, o governo lançará um edital para financiar ações de combate a situações de vulnerabilidade social de povos indígenas de todo o país, e outros povos e comunidades tradicionais da região amazônica.

Como parte das ações, o governo criou um Grupo de Trabalho (GT) para tratar do tema, reunindo representantes de diversos ministérios. O grupo foi lançado durante o Acampamento Terra Livre, em Brasília, que reuniu lideranças indígenas de todo o país na capital federal, no início de maio. A estratégia inclui medidas para diminuir os problemas causados pelo narcotráfico em territórios indígenas, incluindo uso abusivo de álcool e drogas por parte da população indígena, encarceramento abusivo e a falta de acesso à Justiça.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação