ARTICULAÇÃO

Lira após café da manhã com Lula: "O governo precisa se mobilizar"

Após uma semana conturbada, Lula convidou o presidente da Câmara para discutir uma base mais sólida para o governo

Izabella Caixeta* - Estado de Minas
postado em 05/06/2023 17:21
 (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
(crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

Na manhã desta segunda-feira (5/6), o presidente Lula (PT) recebeu o presidente da câmara Arthur Lira (Progressistas) para um café da manhã. O objetivo da reunião era tratar de uma arrumação mais efetiva da base do governo na Câmara dos Deputados e no Senado.

"O governo precisa se mobilizar. A articulação precisa estar mais atenta. Penso que, nessas discussões, o governo vai, a partir de hoje, com a presença do presidente Lula, ter uma participação maior na construção dessa base mais sólida", afirmou Lira em entrevista à CNN.

A reunião aconteceu após uma semana conturbada para o governo Lula com a votação da MP dos Ministérios votada de última hora pela Câmara e pelo Senado. Caso não fosse aprovada até o dia 1.º de junho, 17 ministérios criados por Lula no início de seu mandato deixariam de existir e a estrutura dos ministérios voltaria a ser como a do governo Bolsonaro.

Na entrevista, o presidente da Câmara também afirmou que seu papel é o de facilitador, e que não existe uma “queda de braço” constante entre ele e Lula. “O governo não teve nenhum ato arredio de nossa parte, nenhum tipo de imputação de derrotas em matérias importantes."

Lira também ressaltou que a dinâmica política atual permite que os eleitores entrem em contato com os parlamentares por meio das redes sociais, algo que não era comum há 20 anos. “Nós sabemos que a dinâmica hoje é outra. Através das redes sociais, os parlamentares sofrem influência direta dos seus eleitores. A realidade fática de um Congresso de hoje não é igual à de um Congresso de 20 anos atrás”.

Por fim, Lira acrescentou que o foco atual é na reforma tributária, e que pediu envolvimento do governo nesta matéria. Segundo ele, foi combinado com Lula que a reforma deve ir ao plenário da Câmara ainda neste semestre, antes do recesso parlamentar.

Ainda segundo a CNN, Lula irá se reunir com líderes da Câmara dos Deputados ainda nesta segunda-feira, por volta das 17h, no Palácio do Planalto, para se envolver mais na interlocução junto aos deputados, após as dificuldades de negociação entre Congresso e Executivo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação