DIA DO MEIO AMBIENTE

Marina: jamais subordinaria minha permanência no governo a uma decisão externa

A declaração veio após uma semana de tensão com o Congresso Nacional, que resultou em um Ministério do Meio Ambiente desidratado

Tainá Andrade
postado em 05/06/2023 21:36
 (crédito: Joédson Alves/Agência Brasil)
(crédito: Joédson Alves/Agência Brasil)

A ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (MMAMC), Marina Silva, disse, nesta segunda-feira (5/6), criticou o esvaziamento da pasta dela, após alteração feita pelo Congresso Nacional na MP da Esplanada, mas disse que jamais condicionaria a permanência dela no governo com uma decisão que externa ao Exercutivo. 

A declaração veio após uma semana de tensão com o Congresso Nacional, que resultou em um Ministério do Meio Ambiente desidratado, após perder as competências da Agência Nacional de Águas (ANA) e o Cadastro Ambiental Rural (CAR). “Eu sei como funciona aquela casa e em uma democracia o Executivo respeita a vontade soberana do Congresso Nacional. Eu jamais iria subordinar a minha permanência no governo a uma decisão que é externa ao poder Executivo. Tenho tido todo o apoio do presidente Lula e dos colegas de governo para a implementação da agenda com a qual nos comprometemos perante a sociedade brasileira”, disse.

A ministra chamou de “incompreensão” a postura do Congresso Nacional, no texto final da medida provisória (MP) da estruturação da Esplanada. Sem criticar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por ter permitido as mudanças, Marina esclareceu que a pauta ambiental se tornou uma “força-tarefa” em que 19 ministérios estão envolvidos para avançar com ações sobre o tema.

Marina admitiu que a derrota tem relação com a base no Congresso em relação à aglutinação de votos. “A articulação do governo, por melhor que seja, nós temos um problema de natureza que quem responde é a matemática. Historicamente, para as agendas de direitos humanos, a questão indígena, a questão ambiental, a gente conta com uma base firme de cerca de 130 a 150 votos. Naquele contexto, por mais que tenhamos nos esforçado, não foi possível fazer prevalecer a vontade do presidente Lula”, esclareceu.

“O ministro Fernando Haddad está trabalhando junto conosco para o programa da transição ecológica, o ministro Fávaro, com o programa de agricultura de baixo carbono e outros ministérios estão igualmente fazendo o mesmo. A prioridade permanece, mas, infelizmente, tivemos uma situação em que não termos a quantidade de votos suficientes não é só uma realidade em relação ao meio ambiente, outros setores também tiveram que enfrentar essas dificuldades”, ponderou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação