GOVERNO FEDERAL

Bolsa Família é o programa mais bem avaliado do governo, diz pesquisa

De acordo com pesquisa encomendada pelo Planalto o programa ficou em primeiro lugar em todos os indicadores avaliados

Helena Dornelas
postado em 10/07/2023 17:56 / atualizado em 10/07/2023 17:56
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome Wellington Dias (PT) -  (crédito: Reprodução Ricardo Stuckert/PR)
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome Wellington Dias (PT) - (crédito: Reprodução Ricardo Stuckert/PR)

Uma pesquisa encomendada pelo Palácio do Planalto junto ao Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI) mostra que o Bolsa Família é a ação do governo mais conhecida e com melhor avaliação. O programa hoje é coordenado pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT).

De acordo com a pesquisa, quando são perguntados qual ação do governo federal é a mais conhecida dos entrevistados, o Bolsa Família é apontado por 96%. Em segundo, está a vacinação bivalente com 91%. Minha Casa Minha Vida aparece em terceiro com 90%; Farmácia Popular, em quarto com 80%; o combate ao desmatamento na Amazônia em quinto, com 70%; em seguida, o Programa Mais Médicos com 67%.

Já sobre como as pessoas avaliam o governo federal em diferentes áreas, com 39% responderam que pelo programas sociais, ficando em primeiro lugar, considerando como ótimo ou bom e 33% regular, ficando apenas 22% ruim ou péssimo. Logo em seguida, vem "atenção às crianças" com 30% de ótimo ou bom, 32% de regular e 33% de ruim ou péssimo. Proteção ao meio ambiente vem em terceiro com 30% de ótimo ou bom, 33% de regular e 32% de ruim ou péssimo. A tabela também inclui áreas como educação, habitação, saúde, segurança e economia que ocupam percentuais de aprovação mais baixos.

A pesquisa também questionou o que as pessoas achavam do Bolsa Família em comparação ao Auxílio Brasil, programa social do último governo. 58% disseram que o programa atual está melhor que o da gestão passada. 27% falaram que está igual e 11% responderam estar pior do que o programa anterior.

Confira os dados completos: 

  • Conhecimento de ações realizadas ou obras prometidas pelo governo federal Pesquisa IRPI
  • Comparação do Bolsa Família com o antigo Auxílio Brasil Pesquisa IRPI
  • Desempenho do governo federal nas áreas de atuação Pesquisa IRPI

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação