Justiça

Lula assina indicação da brasiliense Daniela Teixeira para ministra do STJ

Daniela Teixeira era a única mulher a compor a lista com outras seis indicações da OAB para ocupar vaga de ministro do STJ

Daniela também era a única representante do Distrito Federal entre os indicados -  (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
Daniela também era a única representante do Distrito Federal entre os indicados - (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
Correio Braziliense
postado em 29/08/2023 16:57 / atualizado em 29/08/2023 17:43

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta terça-feira (29/8), a indicação da advogada Daniela Teixeira para ocupar uma das três vagas abertas para ministro ou ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ). De acordo com a colunista Vera Magalhães, do O Globo, a vaga de Daniela será designada à advocacia e o nome dela constava na lista apresentada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para a vaga.  

Daniela era a única mulher a compor a lista com outras seis indicações de nomes ao STJ. Quando candidata ao cargo, disse acreditar que sua candidatura abriria espaço para outras mulheres entrarem no rol majoritariamente ocupado por homens.

Além de ser a única mulher na lista, Daniela também era a única representante do Distrito Federal entre os indicados. Também eram indicados pela OAB os advogados Luís Cláudio Chaves, Luiz Cláudio Allemand, Otávio Rodrigues, André Godinho e Márcio Fernandes.

Conheça a carreira da advogada

Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), Daniela tem mestrado nas áreas de Direito, Direito Penal e Segurança Pública pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e pós graduação em Direito Econômico pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Tem 26 anos de atuação como advogada nos Tribunais superiores.

Trabalhou na OAB/DF ao longo de quase nove anos passando pelos cargos de conselheira federal, diretora e posteriormente de vice-presidente.

Ela também teve atuações no Congresso como membro do grupo de estudos da Câmara dos Deputados sobre a nova lei de lavagem de dinheiro (entre 2020 e 2021) e Membro consultora representando o CFOAB na comissão de estudo do projeto de lei da nova lei de segurança nacional (em 2020).

Ocupou o cargo de conselheira federal da OAB entre 2019 e 2022 e ocupa atualmente o de conselheira da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores através do e-mail: sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação