POSTULANTES

STJ elege nomes de candidatos a ministros da corte

Resultado da votação mostrou grande influência de Toffoli, que teve os candidatos apoiados por ele como os mais votados

 Crédito: STJ/Divulgação. Superior Tribunal de Justiça. -  (crédito:  STJ/Divulgação)
Crédito: STJ/Divulgação. Superior Tribunal de Justiça. - (crédito: STJ/Divulgação)
Renato Souza
postado em 23/08/2023 15:10

Os magistrados que compõem o plenário do Superior Tribunal de Justiça elegeram sete nomes para serem enviados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para escolha de novos ministros. A eleição ocorreu na manhã desta quarta-feira (23/8).

O resultado mostra forte influencia do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), que saiu vitorioso, com os candidatos apoiados por ele sendo os mais votados. Toffoli derrotou, na disputa, o ministro Alexandre de Moraes e o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.

A composição envolve desembargadores indicados por cortes estaduais e nomes escolhidos pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Entre os integrantes de cortes dos estados foram selecionados Carlos Von Adamenk, de São Paulo, José Afrânio Vilela, de Minas Gerais, Elton Leme, do Rio de Janeiro, e Teodoro Silva, do Ceará.

Carlos Von Adamenk era o candidato apoiado por Toffoli e foi o mais votado. Já na lista sêxtupla da OAB, foram eleitos Luiz Cláudio Allemand, Otávio Luiz Rodrigues e Daniela Teixeira. Otávio também era um candidato apoiado pelo ministro Toffoli. O presidente não tem prazo limite para dar a decisão sobre quem colocará na corte. Mas a expectativa é de que a definição seja célere.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação