Auxílio a estudantes

Ministro da Educação: auxílio para alunos do ensino médio deve começar em 2024

Camilo Santana disse que projeto de concede uma bolsa de incentivo aos formandos no ensino médio deve ser encaminhada ao Congresso até o final de setembro deste ano

Segundo Camilo Santana, o valor ainda está sendo definido pelo ministério -  (crédito: Ascom Educação)
Segundo Camilo Santana, o valor ainda está sendo definido pelo ministério - (crédito: Ascom Educação)
postado em 19/09/2023 18:34

O ministro da Educação, Camilo Santana, disse esperar que em 2024 os estudantes do ensino médio começam a receber a bolsa auxílio que estimula a conclusão do período letivo. O ministro apontou que deve entregar o projeto ao Congresso Nacional até o final de setembro deste ano.

“Nós vamos encaminhar o projeto de lei ainda esse ano, se der tempo até o final de setembro ou início de outubro, para o Congresso Nacional analisar. A ideia é que a partir do primeiro ano ele receba mensalmente, outra parte ele recebe apenas na conclusão do curso. Quem entrar ano que vem já vai estar contemplado pelo programa”, disse Santana ao Correio após participar do Seminário Nacional pela Alfabetização em Brasília.

O programa de bolsas de incentivos a jovens para concluir o ensino médio foi uma proposta apresentada durante a campanha presidencial pela ministra do Planejamento, à época candidata à presidência, Simone Tebet. A proposta de Tebet pagaria R$ 5 mil para jovens que se formarem no ensino médio.

Mas segundo Santana, o valor ainda está sendo definido pelo ministério, fontes que conversaram com a reportagem apontam que a dúvida está no escopo dos beneficiados. Ou seja, se o programa for mais amplo para os alunos do ensino médio, o valor deve ser menor, se for direcionado para o público com maior vulnerabilidade social o valor pode crescer.

Diferente da proposta de Tebet, segundo Santana, o projeto do governo deverá prever pagamentos mensais aos estudantes além do bônus de formatura.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação