O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, afirmou que a entidade confia no novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, como peça fundamental para garantir a estabilidade entre os Poderes. A declaração foi dada em discurso na cerimônia de posse do magistrado, na tarde desta quinta-feira (28/9), em Brasília.
"Confiamos no ministro Barroso para, a partir de agora, solucionar as questões que se impõem ao Judiciário: garantir a Segurança Jurídica; concretizar a harmonia entre os Poderes e entre as funções essenciais à Justiça; e impulsionar o Diálogo Institucional", disse Simonetti.
- Luís Roberto Barroso toma posse como presidente do Supremo
- Ibaneis comparece à posse do ministro Luís Roberto Barroso, no STF
- Moro: Barroso à frente do STF pode interromper "revanchismo do governo Lula"
O representante dos advogados destacou o currículo do ministro do STF. "Tem uma trajetória brilhante, que começa como advogado militante e, agora, alcança seu ponto fulcral na Presidência do Supremo Tribunal Federal, afirmou.
"É preciso que o STF faça valer o respeito aos direitos e garantias do cidadão e, para isso, a advocacia é essencial e indispensável, como determina a Constituição da República", completou.
Posse do novo presidente
O ministro Luís Roberto Barroso tomou posse como presidente do STF na tarde desta quinta-feira, na sede da Corte, em Brasília. A cerimônia reúne cerca de 1,2 mil convidados, entre eles deputados, senadores, ministros da própria corte, de outros tribunais superiores, procuradores, juízes e familiares e amigos do magistrado.
Barroso ocupa o posto deixado pela ministra Rosa Weber, que se aposenta em razão da idade limite de 75 anos para permanecer em uma das cadeiras do tribunal. Como vice, tomou posse o ministro Edson Fachin.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br