O senador Weverton Rocha (PDT-MA) apresentou nesta segunda-feira (04/12) seu relatório favorável à indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Aliado do chefe da pasta, o parlamentar fez elogios ao escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para suceder a ministra aposentada Rosa Weber na Corte e afirmou se tratar de uma "figura reconhecida e admirada no mundo jurídico e político" e com experiências "exitosas no exercício de função dos Três Poderes".
- Dino começa visita aos senadores com reunião com relator
- Dino: "Quem vai ao Supremo deixa de ter lado político"
Dino será submetido à sabatina no próximo dia 13, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e na sequência, se aprovado, seu nome será levado ao plenário. O relator ainda diz sobre o ministro: "Autor e coautor de diversos livros e artigos, palestrante e conferencista reconhecido internacionalmente; profundo entendedor da aplicação, da formulação, da aprovação e da interpretação das leis; ex-juiz, ex-governador, ex-deputado e Senador da República, o indicado possui invejável currículo que é, repito, de todos nós conhecido”.
Rocha citou ainda o papel de Dino nos atos golpistas do 8 de janeiro — que resultaram na depredação dos prédios dos Três Poderes. Para ele, o ministro, criticado pela oposição nesse episódio, "enfrentou com o rigor, a segurança e a firmeza necessários os traumáticos eventos de 8 de janeiro".
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br