Julgamento no STF

Bolsonaro lamentou derrota, mas jamais falou em golpe de Estado, diz Tarcísio

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi ouvido na manhã desta sexta-feira (30/5) no Supremo durante audiência sobre tentativa de golpe de Estado. Ele depoôs na condição de testemunha do ex-presidente

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), prestou depoimento na manhã desta sexta-feira (30/5) no Supremo Tribunal Federal (STF) na condição de testemunha do réu Jair Bolsonaro (PL-RJ). Na rápida oitiva, ele foi questionado apenas pelo advogado da defesa do ex-presidente, Celso Villardi.

Em tom ameno, Tarcísio mencionou que Bolsonaro lamentou a derrota, mas jamais comentou uma tentativa de ruptura institucional. “Jamais, nunca, nem no meu período de ministério [Infraestrutura], de janeiro de 2019 a março de 2022, jamais tocou nesse assunto, jamais mencionou qualquer tentativa de ruptura”, garantiu.

Tarcísio disse ainda que, após o segundo turno das eleições, “o presidente estava triste, resignado; na primeira visita [15 de novembro] eu tive a oportunidade de ver, inclusive, a situação [frágil] de saúde do presidente, conversávamos sobre muita coisa, mas esse assunto [golpe de Estado] nunca veio à pauta”.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

O advogado de Bolsonaro questionou Tarcísio se o ex-presidente havia feito algum comentário a respeito da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva. O governador de São Paulo, então, mencionou que o único comentário feito pelo então presidente “era o de lamentar”. Bolsonaro tinha, segundo ele, “a preocupação que a coisa desandasse, que houvesse uma interrupção no curso de reformas que foram importantes, uma preocupação com o futuro do país”, declarou.

Mais Lidas