JUDICIÁRIO

Fachin admite alto custo da Justiça, mas diz que montante mostra "uma parte da história"

Fala do ministro do STF ocorre em meio às críticas aos penduricalhos do Judiciário no país. Declaração foi dada em evento no TJ-SP

Ministro considera que, quando uma entrevista é ao vivo, isso dificulta ao veículo a checagem da informação -  (crédito: ROSINEI COUTINHO/STF)
Ministro considera que, quando uma entrevista é ao vivo, isso dificulta ao veículo a checagem da informação - (crédito: ROSINEI COUTINHO/STF)

O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, ressaltou, nesta segunda-feira (23/6), os custos do Judiciário no Brasil, concordando que os podem ser “elevados”, mas que o montante mostra apenas “uma parte da história”. A declaração foi dada em evento no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), no qual recebeu o Colar do Mérito Judiciário — a mais alta honraria da Corte. 

Fachin destacou o impacto dos processos judiciais. “Ele (o custo) oculta a ineficiência vivenciada pelos credores durante os prolongados processos de difusão, nem (mostra) os danos sofridos diariamente pelos consumidores, muitas vezes sem condições de recorrer à Justiça. Tampouco esse custo revela o impacto para quem não consegue retornar ao trabalho após uma disputa judicial”, declarou.

A fala ocorre em meio às críticas sobre os penduricalhos para a Justiça, que são benefícios financeiros complementares aos salários. O ministro do STF também fez uma reflexão sobre a cultura da judicialização no Brasil ao lembrar que, a cada ano, cerca de 40 milhões de processos ingressam no sistema do Judiciário. 

“Somos cerca de 18 mil juízas e juízes atuando com 280 mil servidoras e servidores para lidar, aproximadamente, nos dias de hoje, com 84 milhões de processos. Há, evidentemente, um custo elevado para isso, frequentemente destacado nos jornais, que o fazem bem, cumprindo seu legítimo papel na promoção da transparência. Porém, esse custo retrata apenas uma parte dessa história”, disse o ministro do STF. 


 

postado em 23/06/2025 23:28
x