O presidente Luiz Inácio Lula da Silva posou nesta terça-feira (17/6) para a foto oficial da Cúpula do G7, ao lado do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. A reunião ocorre na cidade de Kananaskis, no Canadá.
Lula e Zelensky também possuem uma reunião bilateral agendada para hoje, após a cúpula. Os dois líderes vivem uma relação tensa devido ao posicionamento do petista e do Brasil sobre a guerra entre Ucrânia e Rússia.
O G7 reúne sete dos países mais ricos do mundo: Itália, Canadá, França, Alemanha, Japão, Reino Unido e Estados Unidos, além da União Europeia. Brasil e Ucrânia não integram o bloco, mas estão entre os países convidados para a reunião.
Lula e Zelensky não possuem boa relação. O presidente ucraniano acusa Lula de adotar posição pró-Rússia no conflito. Zelensky rejeitou, por exemplo, a proposta de paz criada pelo Brasil e pela China.
Zelensky rejeitou telefonemas de Lula
Ações recentes de Lula também geraram mal-estar, especialmente após ele decidir participar de um desfile militar em Moscou, na Rússia, ao lado de Vladimir Putin, em maio deste ano.
A decisão de participar no evento fez com que Zelensky rejeitasse ao menos dois pedidos de telefonema de Lula, que decidiu conversar diretamente com o presidente ucraniano sobre o conflito, após um período sem se envolver nas negociações de paz.
A posição brasileira no conflito é a de que todos os lados envolvidos devem ser ouvidos na negociação, tanto Ucrânia quanto Rússia, e que a guerra deve ser encerrada o quanto antes, pela via diplomática.
O último encontro presencial entre os dois presidentes foi em setembro de 2024, em Nova York, às margens da Assembleia-Geral das Nações Unidas.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
