O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), retoma nesta terça-feira (15/7) a fase de interrogatórios no julgamento dos núcleos 2, 3 e 4 da tentativa de golpe de Estado investigada após os ataques de 8 de janeiro. A audiência será dedicada às testemunhas de defesa do delegado da Polícia Federal (PF) Fernando de Sousa Oliveira, que respondia pela cúpula da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal à época dos ataques.
- Leia também: Moraes corta advogado de defesa: 'Não é o coronel que vai definir o que é monitoramento'
No total, 16 testemunhas foram arroladas pela defesa de Oliveira e prestarão depoimento hoje, no STF. O rito da audiência seguirá o modelo das sessões anteriores: as primeiras perguntas serão feitas pelo relator do caso, ministro Alexandre de Moraes.
Em seguida, o representante da Procuradoria-Geral da República (PGR) terá a oportunidade de interrogar as testemunhas. Depois, será a vez da defesa do delegado. Por fim, os advogados dos demais réus poderão realizar questionamentos, obedecendo uma ordem previamente definida.
Fernando de Sousa Oliveira é acusado pela Procuradoria-Geral da República de ter contribuído, por ação ou omissão, para a escalada dos atos que culminaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes. Ele integra o núcleo dos réus responsabilizados por falhas no aparato de segurança pública do DF.
Veja a lista das testemunhas convocadas:
- Sidinei Itamar da Silva Leiria
- Fernanda Leal Antonucci
- Aldronei Antônio Pacheco Rodrigues
- Daniel Mostardeiro Cola
- Ivo Roberto da Costa Silva
- João Paulo Garrido Pimentel
- Djairlon Henrique Moura
- Milton Rodrigues Neves
- Júlio Danilo Souza Ferreira
- André Kluppel Carrara
- Larissa Marins
- Cíntia Queiroz de Castro
- Rosivan Correa de Souza
- Jorge Henrique da Silva Pinto
- Alberto Barbosa Machado Nunes Rodrigues
- Márcio Nunes de Oliveira
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
