Pará

Transatlânticos que servirão de hospedagem para COP30 chegam a Belém

Segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o local fica a menos de 30 minutos do Parque da Cidade, onde ocorrem os eventos da conferência

Juntos, navios MSC Seaview e Costa Diadema têm capacidade para seis mil leitos, e foram contratados pelo governo federal para auxiliar na hospedagem às delegações -  (crédito: Secom/COP30)
Juntos, navios MSC Seaview e Costa Diadema têm capacidade para seis mil leitos, e foram contratados pelo governo federal para auxiliar na hospedagem às delegações - (crédito: Secom/COP30)

Dois navios de cruzeiro transatlânticos que servirão de hospedagem durante a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30) chegaram a Belém nesta terça-feira (4/11), vindos da Europa. As embarcações MSC Seaview e Costa Diadema foram contratadas pelo governo federal para ampliar a oferta de acomodações na capital paraense, que não dispõe de infraestrutura hoteleira suficiente para receber um evento do porte da conferência.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

Juntos, os navios têm capacidade para 6 mil leitos, e ficarão atracados no Porto de Outeiro, que passou por reformas para comportar embarcações de grande porte e foi inaugurado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no último sábado (1º).

Segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa, que recepcionou as embarcações, as embarcações ficam a cerca de 30 minutos de onde ocorrem os eventos da Conferência do Clima.

"Nos dias da COP será ainda mais rápido, porque a Via Expressa, a Via do BRT, ficará exclusiva para os ônibus que trafegarão até o Parque da Cidade. Ou seja, esse deslocamento será mais rápido do que o de muitos que sairão da maioria dos hotéis ou casas alugadas", disse a jornalistas.

Rui afirmou ainda que a reforma do porto, realizada em cinco meses, foi "um desafio de engenharia extraordinário", e que a estrutura vai beneficiar Belém mesmo após o evento.

"Belém não tinha capacidade para navios desse porte, seja navios de turismo ou de carga, e com essa infraestrutura passa a ter capacidade, portando coloca o estado do Pará e a cidade de Belém na rota do turismo nacional e internacional", comentou o ministro.

  • Google Discover Icon
postado em 04/11/2025 13:53
x