FORTALECIMENTO DIGITAL

Estudo mostra como imagem de Lula mudou nas redes sociais em 2025

Segundo semestre do ano foi marcado por crescimento orgânico de seguidores de Lula nas redes sociais

Segundo o estudo, o presidente Lula voltou a se destacar positivamente nas redes sociais a partir do final do mês de agosto deste ano -  (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Segundo o estudo, o presidente Lula voltou a se destacar positivamente nas redes sociais a partir do final do mês de agosto deste ano - (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encerra 2025 com imagem digital positiva, após um processo de reorganização narrativa, reposicionamento internacional e fortalecimento do discurso de soberania do Brasil. A avaliação faz parte de um estudo da Ativaweb, empresa especializada em inteligência digital e análise de Big Data, que acompanhou, ao longo de todo o ano, o comportamento das redes sociais e sites ligados ao governo federal.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

De acordo com o levantamento, o primeiro semestre foi marcado por crises de comunicação, ruídos econômicos e disputas institucionais que impactaram negativamente o ambiente digital. O desgaste se deu, principalmente, segundo o estudo, por temas ligados à política fiscal e à arrecadação, como mudanças tributárias, o episódio envolvendo o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e do o anúncio de uma possível cobrança para o PIX.

Apesar do impactos, o estudo aponta que esse período não resultou em perdas estruturais de apoio e que as oscilações foram concentradas em públicos mais reativos e polarizados, enquanto a base digital mais estável permaneceu conectada ao governo. Segundo o estudo, o presidente Lula voltou a se destacar positivamente a partir do final do mês de agosto, quando passou a tomar uma postura mais firme sobre soberania nacional, protagonismo internacional e reposicionamento do Brasil no mundo.

"Crises externas e tentativas de pressão internacional não enfraqueceram a imagem de Lula. Pelo contrário, funcionaram como gatilho emocional positivo, reforçando a ideia de um presidente que defende o Brasil no cenário global", afirma a Ativaweb.

A COP30 destacou o presidente e o país como liderança da pauta ambiental. O estudo apontou aumento de menções positivas, ampliação do alcance fora das "bolhas ideológicas" e crescimento consistente de seguidores em todas as plataformas.

A agenda internacional teve papel decisivo nesse reposicionamento. A presença de Lula em fóruns multilaterais e a atuação em temas estratégicos, como meio ambiente, diplomacia e governança global, ampliaram o alcance da imagem para além das bolhas ideológicas domésticas. A Ativaweb afirma que o encontro do presidente Lula com o presidente americano Donald Trump foi decisivo para a melhoria da imagem do governo. "Lula passa a ser percebido como estadista experiente, teve redução da hostilidade internacional, fortalecendo a imagem de liderança global".

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

No segundo semestre, os dados mostram redução significativa de crises digitais, maior previsibilidade na comunicação institucional, fortalecimento da imagem institucional e crescimento orgânico mais sustentável. O engajamento tornou-se menos reativo, porém mais qualificado. Os dados foram analisados de janeiro a dezembro de 2025, usando como metodologia o Big Data, que são dados públicos colhidos nas plataformas Facebook, Instagram, X, TikTok, YouTube, sites, blogs e imprensa nacional.

  • Google Discover Icon
postado em 28/12/2025 20:23
x