O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disparou nesta quinta-feira (19/2) críticas ao desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Questionado em coletiva de imprensa, o governador ironizou e disse que o cortejo foi “horroroso”. Comentou, ainda, ter se sentido ofendido com trecho do desfile que zombou de famílias conservadoras, e celebrou o rebaixamento da escola.
- Leia também: Acadêmicos de Niterói é rebaixada com enredo de Lula
Tarcísio se juntou à onda de manifestações da direita contra a apresentação, mirando em Lula, que capitaliza principalmente em cima da reação negativa de grupos evangélicos. "Horroroso. É de péssimo nível, péssimo gosto. Uma infelicidade da escola de samba, que apostou no divisionismo. Resolveu atacar a família, resolveu atacar os evangélicos", respondeu o governador.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
"Eu me senti agredido, várias pessoas de bem se sentiram agredidas, as famílias se sentiram agredidas. Não podia ter tido outra repercussão. Já vai tarde. Rebaixamento bem-vindo. Estou muito feliz pelo rebaixamento dela", acrescentou.
O desfile ocorreu no domingo, na abertura do Grupo Especial da Marquês de Sapucaí. A Acadêmicos de Niterói apresentou o samba-enredo Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil, que contou a trajetória do presidente, mas também criticou figuras da direita, especialmente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), representado pelo palhaço Bozo.
Crítica a Kassab
Tarcísio também voltou a responder a uma crítica feita pelo presidente nacional do PSD e secretário de Governo e Relações Institucionais do governo paulista, Gilberto Kassab, durante a coletiva. No final de janeiro, o Kassab disse em entrevista ao UOL News que “gratidão é uma coisa, submissão é outra” ao comentar a relação de Tarcísio e do ex-presidente Bolsonaro.
Kassab era cotado para ser vice na chapa do atual governador, mas pode ser cortado após o comentário. “Quem fala em submissão não entende nada sobre lealdade, amizade, ter valores. Eu me mantenho fiel aos meus valores”, disse Tarcísio.
