A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou, por 23 votos a 4, o relatório da PEC da escala 6x1, nesta quarta-feira (2/9). Além de determinar o fim do modelo de escala 6x1, o texto prevê a redução da jornada de trabalho, sem alteração salarial.
A relatoria da PEC no Senado ficou sob responsabilidade do senador Omar Aziz (PSD-AM), que optou por manter o texto aprovado pela Câmara dos Deputados. O Correio fez o levantamento de como votou cada um dos senadores presentes na sessão, confira:
Senadores que votaram a favor da PEC:
-
Eduardo Braga (MDB-AM)
-
Renan Calheiros (MDB-AL)
-
Jader Barbalho (MDB-PA)
-
Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB)
-
Soraya Thronicke (PSB-MS)
-
Professora Dorinha Seabra (União-TO)
-
Styvenson Valentim (Podemos-RN)
-
Oriovisto Guimarães (PSDB-PR)
-
Jayme Campos (União-MT)
-
Jorge Seif (PL-SC)
-
Magno Malta (PL-ES)
-
Dr. Hiran (PP-RR)
-
Laércio Oliveira (PP-SE)
-
Otto Alencar (PSD-BA)
-
Omar Aziz (PSD-AM)
-
Eliziane Gama (PSD-MA)
-
Vanderlan Cardoso (PSD-GO)
-
Rodrigo Pacheco (PSB-MG)
-
Lourdinha Pereira (PSB-MA)
-
Rogério Carvalho (PT-SE)
-
Fabiano Contarato (PT-ES)
-
Camilo Santana (PT-CE)
-
Weverton Rocha (PDT-MA)
Senadores que votaram contra a PEC:
-
Rogério Marinho (PL-RN)
-
Jaime Bagattoli (PL-RO)
-
Tereza Cristina (PP-MS)
-
Hamilton Mourão (Republicanos-RS)
O fim da escala 6x1 é uma das pautas prioritárias do governo Lula. Sendo assim, agora a base governista se prepara para pressionar pela aprovação da pauta no plenário do Senado ainda nesta quarta-feira (2), apesar da resistência de Davi Alcolumbre, presidente da Casa.
Normalmente, uma proposta de emenda à Constituição precisa passar por cinco sessões de discussão antes de seguir para votação, mas a expectativa dos governistas é pela aprovação de um calendário especial, mecanismo que permitiria acelerar essa etapa e colocar o texto em votação imediata. São necessários 49 votos dos 81 senadores para a aprovação.
