Beleza

Botox x preenchimento facial: qual a melhor opção para você?

Engana-se quem pensa que os procedimentos estéticos têm a mesma finalidade. Descubra as suas diferenças, contraindicações e cuidados necessários

Letícia Mouhamad*
postado em 10/04/2022 09:00
 (crédito: MIKE SEGAR)
(crédito: MIKE SEGAR)

Postagens de influenciadoras no Instagram e capas de revistas sobre celebridades exibem com frequência rostos saudáveis e sem grandes marcas de expressão. Entre admiração e surpresa, muitas leitoras se perguntam como é possível manter a pele com aparência jovial, mesmo com o avanço da idade.

Sabe-se que cumprir uma rotina de cuidados, em especial ligados à alimentação e à proteção da pele, é fundamental, mas existem substâncias que visam suavizar possíveis incômodos em relação à aparência, entre eles a toxina botulínica e o ácido hialurônico, que, ao contrário do que muitos imaginam, têm finalidades distintas.

A toxina botulínica tipo A — conhecida popularmente como botox, nome da marca comercializada pelo Laboratório Allergan — tem o objetivo de tratar rugas de expressão, ocasionadas pelos movimentos do rosto, além de contar com fins terapêuticos que visam aliviar dores de cabeça, sudorese excessiva, espasmos e bruxismo.

Quando aplicada no músculo, a toxina promove o seu relaxamento, diminuindo a contração muscular e amenizando linhas de expressão, deixando-as com aspecto mais leve e suave. Conforme explica a médica dermatologista Sayuri Yuge, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, os locais que normalmente recebem a substância são a região frontal da testa, o espaço entre as sobrancelhas, para tratar a chamada "ruga de bravo", e a área dos olhos, onde ficam localizados os "pés de galinha".

Luana Piovani fala abertamente sobre os procedimentos estéticos que faz no rosto
Luana Piovani fala abertamente sobre os procedimentos estéticos que faz no rosto (foto: Reprodução/Instagram)

Já o preenchimento facial consiste na aplicação de ácido hialurônico na pele, objetivando preencher, sustentar, dar volume e embelezar o rosto. Além disso, atrai água para o local, melhorando a hidratação, e estimula a produção de colágeno. As substâncias hidroxiapatita de cálcio e policaprolactona também podem ser usadas nesse procedimento, comumente realizado na região das olheiras e nos lábios.

Carina Nogueira, médica dermatologista do Hospital Santa Lúcia, lembra ser necessário, antes de cogitar realizar os tratamentos, considerar as contraindicações, que em ambos os procedimentos incluem: hipersensibilidade à substância, distúrbios de coagulação, aplicação em locais com doença ativa ou infecções, pacientes grávidas ou lactantes, doença autoimune em atividade e paciente com transtorno dismórfico corporal.

No caso da toxina botulínica, a contraindicação engloba, ainda, pacientes com doenças neuromusculares, como miastenia gravis, doença autoimune que atinge as junções neuromusculares, e esclerose lateral amiotrófica, condição do sistema nervoso que enfraquece os músculos e afeta as funções físicas.

Sabrina Sato é outra celebridade muito sincera quanto aos procedimentos estéticos
Sabrina Sato é outra celebridade muito sincera quanto aos procedimentos estéticos (foto: Reprodução)

Além disso, é fundamental que as intervenções sejam realizadas por profissionais capacitados, que tenham conhecimentos da anatomia facial, técnicas apuradas e utilizem produtos de qualidade. Entre as complicações associadas à má aplicação da toxina botulínica estão a assimetria, os hematomas e o olho caído (ptose palpebral); enquanto no procedimento com ácido hialurônico pode ocorrer vermelhidão e inchaço persistentes, infecção local, oclusão arterial com necrose da pele e até cegueira, alerta Carina Nogueira.

Após o botox, recomenda-se não massagear o local, evitar deitar nas quatro horas seguintes e não fazer atividade física durante dois dias. No caso do preenchimento, aconselha-se, também, não massagear o local e contatar o profissional responsável se observar quaisquer mudanças de cor e dor.

Detalhes que fazem a diferença

Para a professora da Secretaria de Educação Mônica Bueno e para a servidora pública do GDF Diana Rodrigues, o preenchimento facial e o botox tiveram papel significativo em suas vidas, tanto na melhora da autoestima quanto no alívio das dores de cabeça.

Mônica realizou os dois procedimentos. Inicialmente, procurou a dermatologista para cuidar de um melasma. Em seguida, optou pela toxina botulínica para suavizar as marcas de expressão no músculo localizado entre as sobrancelhas — conhecido como glabela. Satisfeita, passou a fazer a aplicação anualmente. 

"Os dois tratamentos podem ser realizados conjuntamente. É mito pensarmos que cada procedimento trará excessos. Podemos avaliar e tratar de modo personalizado cada rosto, ressaltando a beleza e mantendo a naturalidade", esclarece a médica Sayuri Yuge.

Mônica antes do preenchimento labial
Mônica antes do preenchimento labial (foto: Fotos: Arquivo pessoal)

A naturalidade dos resultados foi o que mais chamou a atenção de Mônica, que sempre se preocupou com os cuidados com o rosto, mas desejava fazer as intervenções apenas em locais necessários. Já o preenchimento facial é realizado nos lábios e nos pontos de sustentação da pele, para tratar o "bigode chinês". "São detalhes que as outras pessoas não notam, mas que, para quem faz, é muito diferente e realmente ajuda demais na autoestima", relata.

Para a professora Mônica Bueno, os procedimentos estéticos contribuíram para a melhora na sua autoestima.
Para a professora Mônica Bueno, os procedimentos estéticos contribuíram para a melhora na sua autoestima. (foto: Arquivo pessoal)

Para Diana Rodrigues, os benefícios do botox vieram em dose dupla: para tratar as crises de enxaqueca e para suavizar as linhas de expressão na área dos olhos, pontos de tensão no rosto. Por também prezar pela naturalidade, a servidora temeu que os resultados ficassem artificiais, mas se surpreendeu com os efeitos da toxina: "Ninguém diz que eu já apliquei botox na face", garante.

A servidora pública Diana Rodrigues optou por realizar o botox pensando nos benefícios terapêuticos, mas os resultados estéticos também a surpreenderam
A servidora pública Diana Rodrigues optou por realizar o botox pensando nos benefícios terapêuticos, mas os resultados estéticos também a surpreenderam (foto: Arquivo pessoal)

Sobre a duração das intervenções, as dermatologistas explicam que, a depender do metabolismo de cada paciente, da técnica de aplicação e da dosagem do tratamento, a toxina botulínica dura de quatro a seis meses, enquanto o preenchimento com ácido hialurônico tem duração variável de um a dois anos.

* Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.