Beleza

Um dia no spa relaxa o corpo, e por que não o cabelo? Conheça o hair spa

O conceito de spa para os fios traz a possibilidade de tratar as madeixas ao mesmo tempo que cuida da mente e estimula todos os sentidos

por Ailim Cabral
postado em 29/05/2022 09:00
 (crédito: Ailim Cabral/D.A Press)
(crédito: Ailim Cabral/D.A Press)

Uma das tendências de beleza que se intensificou durante a pandemia — e se consolida — é o autocuidado. Diferentemente de focar apenas na estética, o objetivo é se sentir bem ao zelar por si. Esses rituais envolvem higiene, esfoliação, hidratação e até mesmo massagem. O que vale não só para o corpo e o rosto, mas também para os fios e o couro cabeludo. Os mais práticos se limitam à lavagem simples, durante o banho.

Existem também os que adoram incrementar a limpeza e transformá-la em um ritual de beleza e relaxamento com uma hidratação e uma secagem especial com modelagem. Mas, como manter essa rotina de salão durante o isolamento? O banho spa caiu nas graças do povo.

Colocar uma música, diminuir a intensidade das luzes e abusar de xampus cheirosos, máscaras de hidratação e óleos essenciais, além de massagear a si mesmo, permitiu transformar mesmo o box mais simples em um refúgio.

Mesmo quem sempre curtiu o momento a sós pode se beneficiar ao soltar as rédeas por uns instantes e entregar o trabalho a mãos profissionais. Afinal, quem nunca chegou em casa com os cabelos imundos e morrendo de preguiça de precisar cuidar dos fios? Passar no salão para uma simples lavagem e escova voltou a ser uma alternativa. Além disso, a necessidade por tranquilidade e fuga do estresse, experimentada pela maior parte da sociedade, fez com que os profissionais de beleza criassem novos tratamentos e serviços.

25/05/2022 - Revista do Correio - Beleza - Spa para os cabelos - Imagens do Hair Spa by Truss
25/05/2022 - Revista do Correio - Beleza - Spa para os cabelos - Imagens do Hair Spa by Truss (foto: Ailim Cabral/D.A Press)

Para os fios, o corpo e a mente

Quem costumava fugir do barulho dos secadores e das conversas típicas das cadeiras de cabeleireiros pode se jogar em espaços como o Hair Spa by Truss, nos quais é possível ficar com um cabelo digno de tapete vermelho ao mesmo tempo em que vive uma experiência sensorial.

O conceito surgiu como uma terapia capilar que conecta beleza, ciência e saúde. O diretor do Hair Spa By Truss, Rafael Ducati, explica que a ideia é atrair as pessoas de volta ao salão, ao mesmo tempo em que cuida dos problemas capilares que surgiram durante o isolamento, como a alopécia e a dermatite induzidas pelo estresse.

"Vai muito além de oferecer mais brilho ou hidratação. Existe uma anamnese dos fios e da necessidade da cliente, com tratamentos para a saúde do fio e do couro cabeludo. Se existir algum problema mais sério, também será avaliado", afirma. 

Ao chegar ao spa, o cliente é recebido por terapeutas capilares para um diagnóstico completo com o tricoscópio — espécie de lupa para observar o fio com zoom de até de 200 vezes. Em seguida, começa a experiência completa.

Em uma sala separada do restante do salão, um difusor aromático com óleos essenciais e um fone de ouvido com músicas relaxantes dão o tom da experiência. Ao lavar e hidratar os fios, o cliente recebe também uma massagem no couro cabeludo. No final, xampu, máscara e condicionador personalizados vão para casa para o cuidado contínuo.  

O Hair Spa by Truss inaugurou sua primeira unidade no Renoir & Ricardo Maia, no Lago Sul, e outras delas já estão sendo preparadas em outros bairros da capital. Além da novidade criada pela marca profissional, existem outras possibilidades para quem quer se jogar no spa capilar.

A especialista em cabelos crespos, cacheados e ondulados Joyce Gomes, do Yoy Enjoy, explica que, além da análise do couro cabeludo e da haste, perguntar os hábitos da cliente também faz parte de uma anamnese completa. "Se ela faz chapinha, usa secador todo dia, aplica leave-in, como é o dia a dia, se passa muito estresse, quantas vezes por semana lava o cabelo e que xampu usa. Tudo isso faz diferença na hora de definir o tratamento adequado", explica.

Terapia com ozônio no Sweet Therapy: tratando os fios enquanto relaxa
Terapia com ozônio no Sweet Therapy: tratando os fios enquanto relaxa (foto: Sweet Therapy/Reprodução)

Joyce acredita ainda que a delicadeza do profissional, a clareza ao apresentar os produtos e conversar com a cliente são parte essencial. Para a hair professional, cativar precisa fazer parte do serviço e todos procuramos cada vez mais por esse acolhimento. "É bom perguntar se a pessoa gosta ou não de massagem, saber o que ela precisa além do tratamento capilar. Para muitas, aquele é o único momento no dia dedicado a ela e precisa ser muito positivo", diz.

Outro ponto importante que Joyce aborda é a necessidade de cuidado mesmo para os cabelos saudáveis e naturais. O cabelo tem óleo, água e proteínas e todos esses elementos vão se perdendo no dia a dia, com a poluição, o sol, o suor, a água quente. Então, um dia de spa para os fios pode fazer parte da rotina de todos.

Que tal se jogar na experiência do spa capilar?

Conheça alguns lugares onde você pode encontrar esse cuidado

Hair Spa by Truss, no Renoir Ricardo Maia

SHIS QL 2 Conjunto 01 Casa 01

Sweet Therapy

CLS 315 BL B Loja 35 - Asa Sul

You Enjoy

Quadra CLS 111 Bloco A

Silvana Araújo Spa dos Cabelos

CLN 412 Bloco D Sala 214

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • 25/05/2022 - Revista do Correio - Beleza - Spa para os cabelos - Imagens do Hair Spa by Truss
    25/05/2022 - Revista do Correio - Beleza - Spa para os cabelos - Imagens do Hair Spa by Truss Foto: Ailim Cabral/D.A Press
  • Terapia com ozônio no Sweet Therapy: tratando os fios enquanto relaxa
    Terapia com ozônio no Sweet Therapy: tratando os fios enquanto relaxa Foto: Sweet Therapy/Reprodução
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação