Moda

Tipos de xadrez e dicas para usar essa estampa clássica no look

Com diferentes tamanhos, cores e linhas, o xadrez é uma das padronagens mais atemporais da história fashion. E continua com tudo

Recorrente no outono/inverno brasileiro, a temporada do xadrez está entre nós. Este ano, a estampa virou queridinha das fashionistas, principalmente em padronagens mais coloridas. E o que não faltam são estilos de xadrez para dar um ar mais divertido e interessante ao visual.

Com tantas opções de cores e padronagens é fácil ficar em dúvida na hora de montar um look com peças em xadrez. A mentora de moda e imagem Ludmila Giacomelli (@sejatrendy) reuniu algumas dicas para harmonizar o visual.

"Para combinar, você deve unir a estampa xadrez com uma peça lisa, assim o look fica mais harmônico e não fica caricato", explica Ludmila. Dessa forma, pode ser utilizada tanto em ambientes descontraídos quanto nos mais formais.

Arquivo pessoal - Aqui, Ludmila usa uma bota estampada para elevar o look e proporcionar um ar mais divertido à composição

Por exemplo, uma saia midi quadriculada e um scarpin ficam lindos juntos no mesmo look e, desse modo, qualquer profissional pode usar a estampa tranquilamente no trabalho. Já para as que preferem investir no estilo casual, a estampa pode, sim, se adequar quando usada junto ao rotineiro jeans.

"O xadrez virou uma estampa clássica e não vai sair da trendy tão cedo. A queridinha vichy é uma aposta entre as fashionistas! Então, podem investir", defende a mentora de moda.

Saiba passar a mensagem certa

A consultora de imagem e estilo Camila Ferreira (@estilocomcamila) acrescenta mais uma sugestão de look para usar o quadriculado e não deixar o visual tão óbvio. Para ela, o caminho é investir em padronagem mais clássica, como a príncipe de Gales, e combinar a peça escolhida com tênis. Misturar o estilo clássico com o esportivo é sempre uma boa opção para as mais modernas.

"É necessário, porém, saber qual a mensagem que você quer passar com seu look, e se no ambiente de trabalho existe algum dress code profissional", alerta Camila. E os acessórios com estampa xadrez também estão com tudo! Investindo em uma bolsa ou sapato quadriculado pode mudar a cara de um look básico com peças lisas.

Que estampa é essa? Tipos diferentes de xadrez:

Pinterest - A estampa vichy também é conhecida como estampa piquenique
Pinterest - Os modelos de xadrez Vichy colorido estão em alta no mundo fashion
STEPHANE DE SAKUTIN/AFP - A model presents a creation for Chanel during the Women's Fall-Winter 2021/2022 Haute Couture collection fashion show at the Palais Galliera in Paris, on July 6, 2021. / AFP / STEPHANE DE SAKUTIN
NIKLAS HALLE'N/AFP - A model presents a creation from the Burberry collection during a catwalk show for the Spring/Summer 2018 collection on the second day of The London Fashion Week Women's in London on September 16, 2017 / AFP / NIKLAS HALLE'N

Quadriculado: a mais tradicional das estampas, peças com o xadrez quadriculado podem ser usadas para deixar seu look mais divertido e estiloso.

Vichy: Com um quadriculado bem delimitado, popularizado pela atriz Brigitte Bardot, o xadrez vichy é conhecido também como "estampa piquenique". Com o posto de favorita das fashionistas atualmente, a estampa mais colorida é encontrada em todos os tipos de roupas e acessórios.

Príncipe de Gales: A padronagem com linhas mais espaçadas e discretas, geralmente em tons neutros, como cinza, bege e preto, foi batizada assim por ser a favorita do rei Eduardo VII antes de ser coroado. Uma padronagem que passa um ar de formalidade e elegância, sendo muito usada principalmente em peças de alfaiataria.

Tartan: Tradicional na cultura escocesa, o xadrez tartan tem linhas mais irregulares e é muito empregado em saias. Com cores vibrantes, como vermelho e verde, a peça tem tudo para ser destaque na composição.

Buffalo check: O xadrez vermelho e preto é muito popular entre as subculturas do rock. A padronagem é parecida com o Vichy, mas com quadrados maiores.

Argyle: A padronagem não é formada por quadrados, mas sim por losangos. Com certeza você já deve ter visto um colete com essa estampa conhecida por representar intelectualidade.

Burberry: A estampa registrada pela grife britânica já é conhecida pelos que estão inseridos no mundo fashion. Ela foi apresentada pela primeira vez em 1924 com padronagem criada por linhas vermelhas, pretas e brancas sobre um fundo bege.

Xadrez de cinema

Esse estilo de estampa se consagrou ao longo da história como uma das padronagens mais clássicas, que abrange todos os estilos. Nos anos 1990, os quadriculados coloridos viraram uma grande febre, impulsionados, principalmente, pelo filme As Patricinhas de Beverly Hills e o conjuntinho de blazer e saia da personagem de Alicia Silverstone.

Nos anos 1980, o estilo grunge de Judd Nelson no filme O Clube dos Cinco marcou as telonas com muitas sobreposições de peças, ideal para os dias mais frios. O xadrez vermelho e preto é a estrela da composição.

Universal Pictures / Reprodução - O personagem rebelde de Judd Nelson é caracterizado com a blusa xadrez vermelha, muito utilizada nas subculturas do rock

Uma grande vantagem das estampas xadrez é que elas ficam bem em basicamente qualquer peça e levantam qualquer visual. Sendo assim, pode apostar nesse clássico, variando nas cores e formatos da padronagem para criar um look diferente e interessante.

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

Saiba Mais