BELEZA

O que é o dermaplaning, técnica que caiu no gosto das influenciadoras

Realizado com lâminas de bisturi, o procedimento promete uma pele renovada. Entenda os prós e os contras do dermaplaning

Letícia Mouhamad*
postado em 03/07/2022 07:21 / atualizado em 04/07/2022 15:40
 (crédito: Reprodução/Pinterest)
(crédito: Reprodução/Pinterest)

Seja no Instagram, seja no Tik Tok, você certamente já viu alguma influenciadora de beleza apresentar os benefícios de raspar a penugem do rosto, técnica que, a princípio, causa certa estranheza, mas tem ganhado cada vez mais adeptos fora das redes. Afinal, do que se trata o procedimento e quais os cuidados necessários para a sua realização? É seguro fazê-lo sem o acompanhamento de um profissional? Os pelos podem crescer "grossos", como temem muitas mulheres?

O dermaplaning, como é conhecido, trata-se de uma técnica de cuidados que promete uma pele lisa, brilhante e sem pelos, de forma imediata. Assemelha-se à esfoliação, por remover células mortas da região, diariamente exposta ao sol e a outras toxinas ambientais. O procedimento é feito com uma lâmina de bisturi número 10, estéril e de uso único, no qual há a remoção da camada mais superficial da penugem da face. A frequência do método é de uma vez por mês, em virtude do processo de regeneração celular, que ocorre aproximadamente a cada 28 dias.

Entre os benefícios, a esteticista Nathália Lopes cita: clareamento instantâneo da cútis; aumento na permeabilidade dos produtos de tratamentos faciais e melhor resultado na aplicação da maquiagem; remoção da lanugem (pelos finos); redução de cicatrizes de acne, por estimular a renovação celular; e, principalmente, melhora na textura cutânea, já que aumenta o brilho e a luminosidade da pele, minimizando, também, as linhas finas do rosto. Além disso, é totalmente indolor.

Mas, atenção: é preciso estar ciente dos cuidados e contraindicações da técnica. O dermaplaning deve ser realizado por um profissional qualificado, visto que a lâmina, caso não seja utilizada corretamente, pode causar acidentes. Ademais, a médica dermatologista Kayursula Ribeiro, da Clínica Contorno Corporal, destaca que o procedimento não pode ser feito em peles sensibilizadas por queimaduras solares ou por exposição solar recente, acne ativa, erupção de rosácea e outras condições inflamatórias, como eczema ou psoríase.

"Pacientes com irregularidades na superfície da pele, como cicatrizes profundas de acne, não devem fazê-lo, pois há grande risco de causar cortes. Na prática médica, não é um procedimento comumente realizado e não chegamos a classificá-lo como tratamento. Recomendamos o peeling térmico e o uso de lasers, técnicas com comprovação científica que têm o mesmo objetivo que o dermaplaning e são mais seguras", diverge Kayursula.

Já para a esteticista, a vantagem da remoção dos pelos com a lâmina de bisturi está justamente no fato de ser um método mais leve e menos agressivo. Há, também, a possibilidade de utilizá-lo de forma combinada aos peelings químicos, a depender do objetivo do paciente. De toda maneira, é imprescindível preparar a pele para a técnica, assim como manter cuidados após o procedimento.

Por isso, certifique-se que a cútis esteja totalmente saudável, sem lesões, inclusive de acne, pois estas podem aumentar a chance de infecção. Previamente, interrompa a utilização de produtos que aumentam a sensibilidade da pele, como ácidos de uso tópico, e informe o profissional especializado se há histórico de herpes labial — já que qualquer intervenção que irrite a pele pode reativar o vírus responsável pela doença. Posteriormente, evite o contato com o sol e não abra mão do protetor solar.

Satisfação

Quando a assistente administrativa Maria de Lourdes optou por realizar o dermaplaning, não imaginava que os efeitos seriam tão positivos. A percepção de pele rejuvenescida foi o maior benefício, visto que seu objetivo era justamente aliviar as linhas de expressão e trazer mais viço à cútis. Sobre o momento do procedimento, ela relata não ter sentido incômodo algum, apenas a sensação de aspereza em vista do ressecamento do rosto. "Já fiz duas vezes e pretendo fazer novamente. Ninguém diz que eu tenho 56 anos com essa pele", conta.

  • David antes do procedimento e depois Divulgação: Nathália Lopes Studio
  • David depois do procedimento Divulgação: Nathália Lopes Studio
  • Maria de Lourdes antes e depois do procedimento Divulgação: Nathália Lopes Studio
  • Maria de Lourdes depois do procedimento Divulgação: Nathália Lopes Studio

O mesmo é descrito pelo vendedor David Mota, que procurou a técnica com um propósito diferente, reduzir a penugem do rosto. Gostou tanto que faz todos os meses. Igualmente, não sentiu dor nem teve alergia e, para ele, a maior vantagem foi o clareamento da pele, perceptível logo ao término da raspagem. "Eu tinha receio em realizar esses procedimentos estéticos, por achar que eram 'coisa de mulher'. Mas, com o dermaplaning, me senti mais confortável e, de fato, vi eficácia", diz.

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação