bem-estar

Feng shui, técnica milenar chinesa pode mudar sua casa e sua vida

Com algumas mudanças simples fundamentadas nessa arte milenar, você vai poder equilibrar seu cotidiano e seu destino

Por Luna Veloso*
postado em 26/06/2022 09:00
 (crédito:  Reprodução)
(crédito: Reprodução)

Mesmo que quase todos já tenham ouvido falar sobre feng shui, poucos sabem como realmente funciona essa arte milenar chinesa de organização do espaço. A técnica tem como finalidade aproveitar, aumentar e melhorar o fluxo do chi ambiental — energia ou sopro cósmico em nosso corpo, favorecendo nossa vida e nosso destino, que estão intimamente entrelaçados com o funcionamento do universo e da natureza. "Um local com bom feng shui, então, é aquele que nutre as pessoas que lá habitam ou trabalham", explica Eleonora Techima, arquiteta, paisagista e consultora de feng shui.

Falando dessa forma pode parecer um pouco mais complicado do que realmente é. A arquiteta detalha que existem nove escolas de feng shui, cada uma com uma forma diferente de trabalhar os espaços. Uma delas, a escola Tibetana do Chapéu Negro, percebeu a necessidade de se adequar à cultura ocidental e simplificar seus fundamentos. Assim, ela se uniu a princípios de quatro das outras nove escolas e incluiu em seus estudos princípios antigos de equilíbrio, chi e espiritualidade.

Para os estudiosos dessa escola, o baguá é utilizado como principal instrumento para ajuste energético do local. Ele consiste em um diagrama octogonal que deve ser sobreposto à planta de um ambiente para, assim, determinar onde deve se atuar para a cura de algum problema. Além da identificação dos problemas e suas possibilidades de cura, o feng shui realiza rituais e cerimônias que atuam na parte sutil e espiritual.

Os últimos dois anos de pandemia trouxeram para a vida das pessoas uma nova relação com o lar. Com a necessidade de ficar mais tempo em casa, investir em elementos que melhoram a relação com esse ambiente se tornou uma atividade essencial. Agora, mesmo que gradativamente, a vida fora de casa esteja sendo retomada, o olhar de cuidado para dentro dela precisa ser mantido, e o feng shui é uma alternativa perfeita para isso.

"No decorrer desses 24 anos de prática do feng shui, pude constatar que as pessoas influenciam e são influenciadas pelo espaço, independentemente de terem ou não consciência disso", diz Eleonora. Para ela, uma prática abrangente e de muita profundidade implica em uma responsabilidade muito grande nos praticantes.

Por se tratar de uma arte aparentemente simples de ser usada, muita gente vem se aventurando a aplicar suas técnicas se baseando apenas em algumas leituras superficiais ou vídeos sobre o tema. Segundo o mestre Lin Yun, isso configura uma prática inadequada, semelhante à da automedicação, podendo trazer consequências indesejadas.

É aconselhável sempre o acompanhamento de um profissional qualificado para a aplicação do feng shui. Apesar disso, Eleonora Techima explica que existem alguns procedimentos básicos que podem ser, sim, adotados, sem riscos, por qualquer pessoa. Para começar a se aventurar nessa arte, algumas mudanças simples no dia a dia podem ser feitas e, assim, trazer grandes resultados para sua vida, acredita a arquiteta.

É bom manter um cantinho com elementos que ajudam a relaxar
É bom manter um cantinho com elementos que ajudam a relaxar (foto: Reprodução)

Na prática

Considerando que a harmonia e o equilíbrio são fatores cruciais no feng shui e que os usuários dos espaços deixam energias no local — além de serem afetados pelas mesmas —, garantir a harmonia e o equilíbrio nas relações pessoais afetará o local de maneira benéfica. O respeito e a hierarquia são outros valores importantes que devem ser observados. Respeito pelos familiares, pelos antepassados e até pelos objetos e locais frequentados.

Pensando nos aspectos físicos, os princípios mais importantes do feng shui se referem à limpeza, à ordem e à economia e pedem algumas transformações concretas. Uma boa iluminação e ventilação natural, por exemplo, são importantes para garantir o bom fluxo de energia. Quando isso não é possível, sistemas artificiais são bem-vindos para compensar.

Quando se trata de sofás, camas e cadeiras em local de estudo ou trabalho, não devem ser colocadas na direção da porta do ambiente — nem de frente nem de costas. De preferência, deve ocupar a região diagonal mais distante da porta. A cabeceira da cama ou as costas da cadeira e do sofá devem ficar voltadas para uma parede sem janelas nem portas.

É necessário evitar bagunça e desordem. Objetos obsoletos, quebrados ou defeituosos não devem ser acumulados, muito menos ficar espalhados pela casa. Devemos fazer, com frequência, uma boa faxina nos locais que frequentamos, eliminando e desapegando de tudo que não é mais útil, consertando objetos com defeito para que voltem a ter utilidade e, assim, mantendo todos os ambientes limpos e ordenados.

Tudo o que atrapalha a circulação de pessoas no ambiente age da mesma forma com a circulação do chi. Assim, é importante desobstruir os ambientes, para não ter riscos de esbarrar nos móveis ou nos objetos. Para os sem uso frequente, mas que não podem ser descartados, a solução é armazená-los em local que não comprometa o bom fluxo da energia. "Se possível, coloque um vaso com plantas naturais junto a esse material", acrescenta Eleonora

As flores, plantas naturais além de adereços e bons elementos construtivos, contribuem para tornar o ambiente mais acolhedor, física e espiritualmente. Eles também influenciam o subconsciente dos usuários do espaço para uma atitude mais harmoniosa, agradável e feliz.

Depois de passar pelas etapas de limpeza e organização, podemos ativar os "guás" nas áreas em que encontramos alguma deficiência energética. De uma forma discreta e criativa, pode-se colocar alguns objetos potencializadores de energia nos cômodos desequilibrados. Fontes, aquários, luzes, sons, objetos — com movimento —, cores, artigos eletrônicos ou movidos a pilha são alguns exemplos desses itens.

A importância das cores

As cores também são um aspecto importante no feng shui. Elas contribuem para a harmonia dos interiores, gerando equilíbrio e fluidez quando escolhidas apropriadamente. Como para a filosofia chinesa este ano é considerado o do tigre, então se deve apostar nos tons derivados de terra e metal, claros e suaves, como marfim, areia, off white e bege, de preferência diluídos com branco, para drenar a energia de doenças e surpresas desagradáveis. Cores de baixa vibração devem ser evitadas momento atual, explica, Tamarah Ferreira, psicóloga especialista em feng shui.

Cores escuras e fortes, como vermelha, preta e tons de cinzas, vão drenar as energias benéficas do local, causando desânimo e estresse, além de deprimir os ocupantes, esfriar os ambientes e afastar os resultados desejados

No escritório

É sempre importante lembrar que apenas ajustar o feng shui de um espaço não faz milagres; é necessário se empenhar no processo para obter seus resultados, que podem ter ainda mais impacto na sua vida se for levado para além da esfera do lar.

As transformações, os desapegos e as limpezas podem ser feitas para equilibrar a energia de qualquer ambiente, então se aplicadas no escritório, por exemplo, e podem aumentar o rendimento e o bem-estar no trabalho. As regras seguem o mesmo princípio e ainda funcionam melhor quando orientadas por um profissional da área, mas algumas dicas gerais podem ser colocadas em prática livremente por todos.

Posicionar do lado esquerdo da mesa de trabalho os itens ativos aumentam a fluidez e a comunicação daquele espaço, então computadores, livros, cadernos, agendas e canetas devem ficar desse lado para a criatividade fluir melhor. Deixe reservado o lado direito — que simboliza estagnação — para enfeites e itens mais supérfluos.

Não ficar de costas para as janelas, respeitando as correntes naturais de ar, e levar em conta o centro do ambiente como um lugar importante, inserindo ali um objeto com água para drenagem energética, são algumas das ideias sugeridas por Tamarah para serem incluídas no seu ambiente profissional ou de estudos!

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação