Casa

Conforto em primeiro lugar! Em alta, o bouclé é destaque nos ambientes

O tecido, criado nos anos 1940, de aspecto rústico e confortável, virou protagonista na CasaCor Brasília e promete ser sucesso

por Ailim Cabral
postado em 20/09/2022 07:00 / atualizado em 20/09/2022 18:05
 (crédito: Edgar Cesar/Casacor)
(crédito: Edgar Cesar/Casacor)

Uma das palavras de ordem da Casacor Brasília é conforto. Desde 2020, o aconchego virou um dos principais objetos de desejo ao redor do mundo, e a tendência não é diferente na arquitetura e no design de interiores. Ambientes que valorizam as experiências sensoriais e dão atenção especial ao toque estão presentes por todo o percurso da mostra. E um tecido tem se destacado, aparecendo em variedade no mobiliário.

Criado nos anos 1940, o bouclé surgiu a partir do desejo da designer Florence Knoll de ter uma cadeira na qual pudesse se sentir verdadeiramente confortável. O site da marca Knoll segue até hoje com uma série de sofás e poltronas criadas em bouclé. O termo francês, em tradução livre, quer dizer ciclo ou enrolado, em referência às fibras de algodão torcidas na criação do tecido.

As cadeiras em bouclé escolhidas pelo Studio 2 para surpreender os visitantes
As cadeiras em bouclé escolhidas pelo Studio 2 para surpreender os visitantes (foto: Edgar Cesar/Casacor)

O arquiteto Alex Claver, do Studio 2 Arquitetura, escolheu o bouclé para as cadeiras de jantar da casa criada pelo escritório na CasaCor Brasília. A decisão foi baseada na importância que o aspecto sensorial assumiu no design de interiores. "Acredito que rompemos uma barreira, a de que o ambiente está ali apenas para ser bonito e visto. As pessoas querem sentir o espaço", diz.

Poltrona em bouclé, no espaço Domus Vita, de Jessica Campos
Poltrona em bouclé, no espaço Domus Vita, de Jessica Campos (foto: Fotos: Edgar Cesar/Casacor)

E, claro, para que a experiência de sentir um espaço seja positiva, é importante que ele traga texturas agradáveis. Mesmo sendo mais encorpado e um pouco rústico, o bouclé é macio, com um toque que surpreende.

A escolha do tecido para as cadeiras de jantar corrobora a visão de Alex de uma busca pelo conforto, mesmo nos momentos mais corriqueiros. Muito usado em poltronas e sofás, o bouclé também pode trazer aconchego aos convidados e moradores durante uma refeição. "É legal criar essa surpresa, a pessoa toca na cadeira e percebe que tem algo diferente ali. Criamos essa curiosidade e o prazer no conforto", completa o arquiteto.

Poltrona Índia, no Quarto Infinito. Ao lado das  plantas, ela se torna ainda mais acolhedora
Poltrona Índia, no Quarto Infinito. Ao lado das plantas, ela se torna ainda mais acolhedora (foto: Edgar Cesar/Casacor)

Todos os sentidos

Apostando no bem-estar e descanso, a arquiteta Maria Araújo, vencedora do prêmio Sonho da Sala — parceria entre CasaCor e Correio — no ano passado, também investiu no bouclé em seu ambiente deste ano.

O tecido aparece em dois móveis do Quarto Infinito: na Cama Dobra, de Guilherme Wentz, e na Poltrona Índia, de Ricardo Van Stenn. "Mexemos com os sentidos das pessoas. Antes de experimentar pelo tato, elas vão olhar e pensar que aquela poltrona deve ser muito confortável e, assim, vamos transmitindo a sensação de acolhimento", comenta Maria.

A cabeceira da cama, no ambiente de Maria Araújo, surge macia e confortável
A cabeceira da cama, no ambiente de Maria Araújo, surge macia e confortável (foto: Edgar Cesar/Casacor)

Estimulando a variedade de texturas, a arquiteta traz ainda o linho, em cortinas e na roupa de cama, brincando com a percepção do tecido liso e leve, com um mais robusto e com tramas mais perceptíveis.

Premiação

Pelo quinto ano consecutivo, o Prêmio do Correio em parceria com a CasaCor Brasília busca reconhecer os melhores projetos de decoração assinados por arquitetos, designers de interiores e paisagistas que participam da mostra. Além de destacar a criatividade, a premiação tem como objetivo prestigiar os talentos e incentivar os principais destaques e inovações do segmento. Em breve, abriremos a votação para que o leitor possa escolher os seus projetos preferidos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Poltrona em bouclé, no espaço Domus Vita, de Jessica Campos
    Poltrona em bouclé, no espaço Domus Vita, de Jessica Campos Foto: Fotos: Edgar Cesar/Casacor
  • Poltrona Índia, no Quarto Infinito. Ao lado das 
plantas, ela se torna ainda mais acolhedora
    Poltrona Índia, no Quarto Infinito. Ao lado das plantas, ela se torna ainda mais acolhedora Foto: Edgar Cesar/Casacor
  • A cabeceira da cama, no ambiente de Maria Araújo, surge macia e confortável
    A cabeceira da cama, no ambiente de Maria Araújo, surge macia e confortável Foto: Edgar Cesar/Casacor
  • As cadeiras em bouclé escolhidas pelo Studio 2 para surpreender os visitantes
    As cadeiras em bouclé escolhidas pelo Studio 2 para surpreender os visitantes Foto: Edgar Cesar/Casacor
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação