Beleza

Limpa! Limpa toda a energia negativa! É hora dos banhos energizantes

Lavagens com ervas podem auxiliar a começar 2023 com o pé direito. Conheça os cuidados para realizar a limpeza da forma correta

Carolina Marcusse*
postado em 01/01/2023 06:10
 (crédito: Puhha/Unsplash)
(crédito: Puhha/Unsplash)

Banhar-se com água é uma forma de higiene que teve início em rios e córregos e, com o passar do tempo, tornou-se parte importante dos lares. Para muitos países, como o Brasil, o banho é uma atividade diária e essencial para refrescar nos dias mais quentes. Mas pode ir além. Nos rituais de beleza, têm a finalidade de promover limpeza profunda, energética e emocional por meio de ervas naturais.

Para o início do novo ano, pode ser interessante integrar algumas práticas na rotina, principalmente se a animação estiver em baixa. É o que dizem os terapeutas holísticos consultados pela Revista. Sérgio Dhubrann, do espaço Sacred Second, afirma que, de modo geral, os banhos de ervas são utilizados para que o indivíduo reencontre o equilíbrio perdido por algum motivo, ora interno, ora externo.

Esse desequilíbrio, segundo o profissional, pode ser causado por diversos fatores, como um evento triste, uma mágoa guardada ou até mesmo a passagem por lugares desconfortáveis. O banho não resolve os problemas ou afasta completamente as dores emocionais, mas auxilia nesse processo de descarrego da negatividade no geral.

No entanto, Dhubrann explica que os banhos podem ser feitos mesmo se a pessoa sentir que está em equilíbrio, como quando há o desejo de aumentar as condições favoráveis para que algo aconteça. "Pode estar tudo bem, mas a gente quer uma energia a mais para algum projeto, sonho ou até para melhorar a nossa relação dentro de casa", explica. Nesses casos, as ervas podem ajudar.

O terapeuta holístico informa que, dependendo da intenção, os benefícios virão. "Às vezes, a gente toma o banho só para descanso e paz, para ativar alguma força em nós, para essa expansão ou equilíbrio", conclui. Além disso, ele confirma que os banhos são auxiliares na busca por harmonia e que não substituem tratamentos da medicina oriental ou ocidental.

Diferentemente do que se pensa, para tomar um banho terapêutico não é necessário ter uma banheira ou um ofurô. Com um balde ou bacia, ensina Dhubrann, é possível misturar a água com as ervas e despejar sobre o corpo. Além disso, a proporção dessa mistura varia. Para ele, não existe quantidade certa, tudo tem que ser pesquisado individualmente, caso a caso, mas, de modo geral, use um punhado (uma mão fechada) da erva escolhida em um litro a um litro e meio de água. Dessa forma, é possível individualizar o que a pessoa precisa, baseado no tamanho de sua mão.

Temperatura

Outro fator que interfere nos banhos é a temperatura da água, que é utilizada para potencializar determinado efeito. As ervas quentes são mais agressivas na limpeza e o terapeuta holístico alerta que deve haver cuidado e moderação no uso, inclusive, evitando o contato da água com a cabeça. "Os banhos quentes podem ser perigosos porque são como produtos de limpeza: limpam, mas, se permanecem na pele, começam a ser corrosivos, começam a prejudicar", esclarece.

Já as ervas mornas funcionam como meio-termo e, por isso, são mais equilibrantes e energizadoras, não agem tanto nas limpezas profundas, como as quentes. O terapeuta holístico Dhubrann explica que, geralmente, são as mais utilizadas e bastante seguras. "Elas vão equilibrar mesmo. Se a energia está em excesso, elas diminuem; já se está faltando energia, elas aumentam essa força, para o nosso equilíbrio", informa.

Por fim, existem as ervas frias, que são como banhos gelados, feitas para acalmar e fluir. Porém, ocorrem algumas diferenciações entre elas. Algumas são mais relaxantes, como a capim-cidreira e o maracujá, que podem causar uma calma no físico. Outras são mais energizantes e refrescantes, que deixam o indivíduo mais desperto, como a rosa vermelha e o girassol. "A erva fria abaixa a tensão, a ansiedade, a depressão, mas energiza, dá força para continuar", completa.

As ervas, inclusive, podem ser misturadas. Os banhos não precisam, necessariamente, ser de apenas um composto; diversas receitas podem ser criadas para os mais variados objetivos. É o que conta o gestor de redes sociais e designer Moisés Gonzaga, 36 anos, que, desde a adolescência, realiza banhos e combinações de ervas com propósitos específicos.

Algumas receitas, aprendeu em livros e pesquisas; outras, com amigos, parentes e pessoas que foi encontrando na sua caminhada. Hoje, os principais objetivos que ele busca atingir com os banhos são proteção, equilíbrio e descarrego. As ervas mais utilizadas por Moisés são: boldo, alecrim, lavanda, sal grosso, artemísia e anis — cada uma para um momento específico.

Infusão de alecrim.
Infusão de alecrim. (foto: Svf/Unsplash)

Os principais cuidados tomados por ele são misturar as ervas certas, saber os dias da semana certos e a fase da lua, que, para ele, tem influência nos resultados. Para o ano-novo, conta que, provavelmente, fará um banho específico para ter uma virada em seu potencial máximo.

Além das ervas citadas pelo designer, as mais populares e acessíveis são o alecrim, a arruda, a guiné e a alfazema (lavanda). Outros banhos comuns são os com canela, espada-de-são-jorge e manjericão. O manjericão entra nessa lista por ser uma planta comum e também por ter inúmeros usos e possibilidade de agir em diferentes campos.

De acordo com o terapeuta holístico Neilson Santos, quatro opções interessantes de banhos são o de lírio, para diminuir o estresse e trazer paz mental; o de manjericão e alecrim, para buscar renovação e cura energética; o de arruda e guiné, para descarrego de energias negativas; e o de alfazema, para purificar.

Beleza

Embora o foco principal dos tratamentos esteja no campo energético e emocional, acabam tendo impacto no físico e nas aparências por tabela, já que uma mente sã reflete em um corpo são. Além disso, alguns banhos podem auxiliar na hidratação da pele e dos cabelos. A administração de óleos essenciais de forma responsável também pode potencializar esses efeitos, como é o caso da rosa mosqueta.

Santos, que é responsável pela Renovar Terapia Holística, explica que os óleos essenciais atuam como agentes relaxantes, que podem ser usados até mesmo para melhorar a saúde física, mas reforça a importância de consulta e indicação de quem conhece bem os produtos, para não se expor a riscos desnecessários.

Sobre os tipos de água que podem ser utilizados, o profissional garante que não deve haver uma grande preocupação, a própria água do chuveiro serve, já que o que energiza essa água são as plantas utilizadas. Segundo ele, o essencial é que as ervas sejam sempre maceradas, ou seja, amassadas, para liberar o máximo de suas propriedades. Caso exista fácil acesso a água de cachoeiras, é ainda melhor, pois esta água, naturalmente, tem grande potencial de limpeza.

Para começar bem o ano

Banho de limpeza pesada

Ingredientes

- Um galho de arruda com 9 folhas

- Um punhado de casca de alho

- Um unhado de casca de cebola

- 1 xícara de café preto coado puro

- 1/2 xícara de álcool 70% ou cachaça branca

- 1 litro de água comum

- 1/2 litro de água com gás

Modo de preparar

Ferva a água comum, coloque em infusão a arruda e as cascas, junte o café coado e o álcool. Espere amornar para se banhar. Faça suas orações e pedidos e misture o 1/2 litro de água com gás no banho morno. Tome esse banho do pescoço para baixo.

 

 Tigela com folhas de manjericão
Tigela com folhas de manjericão (foto: Puhha/Unsplash)

Banho morno para equilíbrio e limpeza

Ingredientes

- 1 litro de água comum em temperatura ambiente

- 1 Punhado de folhas de alecrim

- 1 Punhado de folhas de manjericão

- 7 folhas de mangueira

Modo de preparar

Numa bacia (vidro ou ágata, de preferência. Na falta, faça no que tiver em casa), coloque a água, a primeira erva, e vá esmagando com as mãos, abrindo as folhas e pedindo equilíbrio. Ao terminar, pegue a segunda erva e repita com as folhas de mangueira. A água deve ficar bem verde, pela saída da clorofila e outros compostos da planta. Você pode retirar o excesso das folhas, para não fazer tanta sujeira no banheiro e no cabelo. Tome seu banho de higiene e, depois, tome esse banho de cabeça, sempre orando.

 

Infusão de flores de camomila em bacia.
Infusão de flores de camomila em bacia. (foto: HeikeRau/Unsplash)

Banho de ervas frias para acalmar e remover tensão

Ingredientes

- 1 litro de água

- 1 punhado de camomila (flores e folhas, se tiver)

- 1 punhado de folhas de melissa

- 5 anis-estrelado

Modo de preparar

Ferva 1 xícara de água junto dos anis-estrelado, até a água obter cor. Acrescente 1 litro de água na bacia de vidro ou ágata (ou outra, caso não tenha), pegue a camomila e comece a esmagar com as mãos dentro da água, até ela soltar bastante cor e a água ficar amarela. Depois, junte a melissa e repita o processo. Junte a água do anis-estrelado, tome seu banho de higiene e, depois, tome esse banho de cabeça, sempre em oração.

 

Banho de atração de prosperidade e boa sorte para 2023

Ingredientes

- 1 pau de canela

- 1 punhado de pétalas e sementes de girassol

- 1 colher de noz-moscada em pó

- 1 punhado de capim limão

Modo de preparar

Ferva o pau de canela junto da noz moscada para extrair as propriedades. Esmague o restante com as mãos em água fria na bacia. Em seguida, misture os dois, tome banho normal de higiene e, depois, tome esse banho de cabeça, pedindo que seja um ano próspero.

Fonte: Sérgio Dhubrann, terapeuta holístico

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Infusão de alecrim.
    Infusão de alecrim. Foto: Svf/Unsplash
  • Infusão de flores de camomila em bacia.
    Infusão de flores de camomila em bacia. Foto: HeikeRau/Unsplash

Receitas, de acordo com o terapeuta holístico Sérgio Dhubrann

  • Banho de limpeza pesada

Ingredientes:
- Um galho de arruda com 9 folhas;
- Punhado de casca de alho;
- Punhado de casca de cebola;
- 1 xícara de café preto coado puro;
- 1/2 xícara de álcool 70% ou cachaça branca;
- 1 Litro de água comum;
- 1/2 litro de água com gás.

Modo de preparo:

Ferver a água comum, colocar em infusão a arruda e as cascas, juntar o café coado e o álcool. Esperar amornar para poder banhar. Faça suas orações e pedidos e misture o 1/2 litro de água com gás no banho morno. Tome esse banho do pescoço pra baixo.

  • Banho morno para equilíbrio e limpeza

Ingredientes:
- 1 litro de água comum em temperatura ambiente
- 1 Punhado de folhas de alecrim
- 1 Punhado de folhas de manjericão
- 7 folhas de mangueira

Modo de preparo:

Numa bacia (vidro ou ágata, de preferência. Na falta, faça no que tiver em casa) coloque a água, a primeira erva, e vá esmagando com as mãos, abrindo as folhas e pedindo equilíbrio. Ao terminar, pegue a segunda erva e repita com as folhas de mangueira. A água deve ficar bem verde, pela saída da clorofila e outros compostos da planta. Você pode retirar o excesso das folhas, para não fazer tanta sujeira no banheiro e no cabelo. Tome seu banho de higiene e após tome esse banho de cabeça, sempre orando.

  • Banho de ervas frias para acalmar e remover tensão

Ingredientes:
- 1 litro de água
- 1 punhado de camomila (flores e folhas, se tiver)
- 1 punhado de folhas de melissa
- 5 anis-estrelado

Modo de preparo:

Ferva 1 xícara de água junto dos anis-estrelado, até a água obter cor. Acrescente 1 litro de água na bacia de vidro ou ágata (ou outra, caso não tenha), pegue a camomila e comece a esmagar com as mãos dentro da água, até ela soltar bastante cor e a água ficar amarela. Depois, junte a melissa e repita o processo. Junte a água do anis-estrelado, tome seu banho de higiene e após, tome esse banho de cabeça, sempre em oração.

  • Banho de atração de prosperidade e boa sorte para 2023

Ingredientes:
- 1 pau de canela
- 1 punhado de pétalas e sementes de girassol
- 1 colher de noz moscada em pó
- 1 punhado de capim limão.

Modo de preparo:

Ferva o pau de canela junto da noz moscada para extrair as propriedades. O resto esmagar com as mãos em água fria na bacia. Em seguida, misture os dois, tome banho normal de higiene e após, tome esse banho de cabeça, pedindo que seja um ano próspero.


*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação