Bichos

Cannabis pode ajudar os bichinhos no tratamento de doenças

O uso de medicamentos à base de canabinoides em animais de estimação auxilia, ainda, em problemas comportamentais

Raissa Carvalho*
postado em 01/03/2023 17:00
 (crédito: Divulgação )
(crédito: Divulgação )

Mesmo ainda sendo um assunto polêmico e de diferentes opiniões sobre o uso em humanos, a cannabis medicinal já é realidade na medicina veterinária, mais precisamente no tratamento de doenças caninas. As opções terapêuticas são diversas, desde problemas comportamentais, como ansiedade, câncer, Alzheimer canino e até doenças crônicas.

Os irmãos Tuca e Paco, cães da raça maltês, fazem tratamento com canabidiol. Paco tem dermatite e otite, além de ser muito agitado, e Tuca foi diagnosticada com declínio cognitivo há dois meses.  "Ela estava muito letárgica, desorientada, ficava perdida dentro de casa ou olhando para a parede, não queria mais passear, estava em uma situação bem triste" afirma a tutora do bichinhos, a assessora parlamentar Simone Abraão.

"Começamos o tratamento com um óleo rico em canabidiol, prescrito pela médica veterinária que acompanha o caso. Tuca melhorou muito, está comendo bem e voltou a passear e a interagir já na primeira semana de uso. Paco também se beneficiou com o uso e está bem mais calmo", detalha a assessora.

A cannabis possui propriedades antiepiléptica, analgésica, anti-inflamatória, neuroprotetora e consegue modular as respostas fisiológicas para que o organismo permaneça em equilíbrio sem efeitos colaterais importantes. Os componentes presentes na planta conseguem modular o sono, a memória, a fome, agir contra processos inflamatórios, diminuir o estresse, regular reações alérgicas, diminuir a dor de forma efetiva, entre diversos outros benefícios.

De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em razão da ausência de uma legislação que ampare a prescrição desses produtos à base de cannabis, a recomendação é que, antes de prescrever o tratamento com seus derivados, o médico veterinário delimite de maneira objetiva o diagnóstico do paciente, e leve o caso ao judiciário para que obtenha uma autorização judicial para realizar a autorização necessária ao tratamento.

Lei em território nacional

No Brasil, diversos veterinários e tutores já estão aderindo a substâncias à base de canabinoides para tratar de convulsões e dores dos animais. Contudo, com a proibição genérica da cannabis no país, os interessados precisam recorrer a associações de pacientes que já produzem o óleo para uso humano. Ainda é vedado ao veterinário prescrever um medicamento não registrado no órgão competente — atualmente, tramitam na Câmara dos Deputados, os projetos de lei nº 369/2021 e nº 3.790/2021  que buscam regulamentar e permitir o uso veterinário dos canabinoides no Brasil.

Caso as proposições sejam aprovadas, tornando-se lei, vão possibilitar, entre outras coisas, a importação e o uso de produtos à base de cannabis para os pets, desde que destinados à medicina veterinária. Os especialistas, no entanto, não têm autorização para importar Cannabis, por isso a substância prescrita vem das associações de pacientes, que produzem o remédio com a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A médica veterinária Vanessa Seabra, que atende também no Distrito Federal, explica que, hoje, o Brasil conta com mais de 40 associações que desenvolvem cannabis medicinal, inclusive para pets. A partir do contato com essas instituições, os tutores compram a cannabis que será aplicada, de acordo com a receita do paciente. "As medicações são super de qualidade e testadas, então sabemos o que vamos dar (certo). Além disso, são medicações até mais completas que as importadas", analisa.

A maneira correta para o tratamento é sempre com a orientação de um profissional com conhecimento do assunto. É necessário analisar desde o comportamento até a alimentação do animal, pois a cannabis tem interação com diversas substâncias que podem ser benéficas ou não para a resposta terapêutica desejada. "Os cães, por exemplo, possuem uma maior densidade do receptor de cannabis no hipocampo e cerebelo, levando a uma resposta exacerbada do Tetra-Hidrocarbinol (THC), podendo gerar ataxia estática quando não é dosado corretamente" acrescenta Vanessa.

A ataxia estática pode ser definida como um sinal de disfunção sensorial que produz instabilidade ou descoordenação dos membros. "Cada paciente terá uma resposta a medicação, portanto não há um protocolo específico, cada caso é analisado individualmente, geralmente as medicações são de associações de pacientes que produzem o óleo, e apesar da usarmos outras vias, a mais comum é via oral. Além do uso medicinal, a planta pode ser usada, também, como suplementação animal tanto para pets quanto para animais de produção, sendo uma fonte de vitaminas, minerais e aminoácidos em proporções perfeitas para suplementar deficiências nutricionais e do organismo dos pacientes" complementa a médica veterinária.

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99666-2581 na sua lista de contatos.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Cachorrinha Tuca
    Cachorrinha Tuca Foto: Divulgação
  • Cachorro Paco
    Cachorro Paco Foto: Divulgação
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE