Casa

Cantinho da leitura: saiba como organizar um espaço tranquilo para ler

Atentar-se à iluminação desse ambiente é essencial para compor a atmosfera de aconchego que os livros trazem. Boa organização e mobiliário eficiente não podem ser esquecidos

Letícia Mouhamad*
postado em 12/03/2023 07:00 / atualizado em 13/03/2023 09:11
 (crédito: Divulgação/ Lucas Braz Arquitetura)
(crédito: Divulgação/ Lucas Braz Arquitetura)

Catarse, tristeza, amor ou decepção. São tantos os sentimentos que um livro pode proporcionar. Afinal, a literatura é um mar de possibilidades, com gêneros para todos os gostos e idades. Nesse ínterim, há quem resista às leituras em aparelhos eletrônicos e não dispense o bom e velho livro físico, seja pela sensação que as páginas em papel despertam, seja pelo desejo de guardar, com carinho, aquele exemplar especial.

Daí a importância de se destinar um espaço da casa para organizar as obras e, claro, para relaxar nesses momentos de conexão com tais histórias. O cantinho escolhido deve transmitir conforto e tranquilidade, já que são poucas as pessoas que conseguem ler, atentando-se a detalhes, em ambientes agitados. Assim, tentar neutralizar as interferências externas permite "viajar" no universo no livro.

Iluminação

A iluminação natural é o ideal na hora da leitura, evitando-se a luz direta do sol. O arquiteto João Victor Moreira, da Vitrine Revit, deixa mais dicas: utilizar cores claras nas paredes desses locais, que refratam melhor a luminosidade; optar por cortinas sem o uso de blecautes ou persianas; e posicionar as luminárias ou adequar a entrada de luz natural a evitar sombras, principalmente em cima do foco central, o livro.

Quando houver apenas a possibilidade de iluminação artificial, vale escolher aquela que não cause cansaço visual no leitor. "Uma luz com tonalidade branca fria (6.000K a 6.500K) é mais utilizada para momentos em que a leitura pede maior atenção, como estudos para provas. Já a amarela (3.500K a 4.000K) é para quem tem o hábito de ler para relaxar ou até mesmo para pegar no sono", explica João Victor.

Conforto e beleza para saborear os livros
Conforto e beleza para saborear os livros (foto: Divulgação/ Adriana Zielinska)

Algumas opções de tipos de lâmpadas mais usuais para esses ambientes são abajures, spots e luminárias de mesas com controle da luz. Em espaços pequenos, convém dar preferência à luz de LED, pois não esquenta e permite conforto visual. No geral, a luminosidade deve chegar ao objeto de forma indireta, de maneira que, antes, rebata nas paredes. Para quem costuma ler em aparelhos eletrônicos, a iluminação pode ser um pouco mais amena, dado que o dispositivo já possui luz própria.

Decoração

Quanto ao mobiliário do cantinho da leitura, o arquiteto Lucas Braz considera indispensável uma poltrona aconchegante, uma mesa lateral para apoiar a xícara de café e um tapete para aqueles que curtem sentar no chão. Aos colecionadores de livros, estantes e prateleiras são essenciais.

Na decoração, os espelhos podem ser uma mão na roda, visto que criam espaços maiores e mais iluminados; quadros com imagens que se conectam aos usuários ou às obras disponíveis, além de murais de anotações, são um charme a mais; e as prateleiras podem conter, também, porta-retratos, vasos e itens decorativos ao gosto do leitor.

Um vão da sala pode ser um ótimo espaço de leitura
Um vão da sala pode ser um ótimo espaço de leitura (foto: Créditos: Leila Viegas)

Para as crianças, é interessante colocar papéis de parede, desenhos e bonecos, que as instiguem a abrir o imaginário, já que, nesta fase, as formas e texturas ajudam a potencializar a criatividade e a autonomia. Ademais, apostar em plantas, artificiais ou não, é válido para todos os ambientes, pois trazem conforto. As plantas naturais, inclusive, melhoram a qualidade do ar, criam ambientes mais agradáveis e ajudam a reduzir o estresse.

Organização

A organização de uma estante ou prateleira varia de pessoa para pessoa — há quem goste de ordenar por cores, por obras, por ordem alfabética ou por tamanho. Se for por cores, busque deixar o espaço da forma mais harmônica possível, utilizando uma paleta cromática para o caso de coleções coloridas.

Caso a coleção de livros seja encapada por uma única cor, o ideal é organizá-la por tamanho ou por ordem alfabética. Lembre-se que, em estantes com mais de um compartimento, o ideal é guardar na parte superior as obras já lidas ou que não serão tão consultadas; deixe a parte mais acessível para os livros acessados com frequência. Por último, ter divisores nesse móvel ajuda a setorizar os exemplares.

Afinal, onde criar um cantinho da leitura?

Segundo os especialistas, lugares não convencionais da casa podem se tornar um espaço dedicado aos livros, já que a maioria dos lares no Brasil não comporta ambientes amplos para a criação de escritórios, por exemplo. Veja algumas possibilidades:

- Vãos de paredes: quase sempre subutilizados, podem ser um ponto para a instalação de um canto de leitura. Adicione uma poltrona confortável, algumas almofadas, uma decoração minimalista e verá a criação de um ambiente acolhedor.

- Área debaixo da escada: desde que não seja em um ambiente com grande movimento, esse espaço é ótimo para instalação de mesa, poltronas e luminária.

A iluminação é muito importante no cantinho da leitura
A iluminação é muito importante no cantinho da leitura (foto: Divulgação/ Marzena Marideko)

- Varandas e sacadas: nem só de roupa vive esse espaço, a varanda tem multifuncionalidades, uma delas é para se criar um ambiente perfeito para leitura, ainda mais ao ter uma bela vista. Atenção apenas à incidência da luz do sol, que não pode ser direta.

- Embaixo da cama: em residências em que há espaços de grande altura, do piso até o forro, pode-se elevar a cama e, abaixo dela, inserir um espaço para leitura.

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Conforto e beleza para saborear os livros
    Conforto e beleza para saborear os livros Foto: Divulgação/ Adriana Zielinska
  • Espaço clássico com estante 
e mesa de escritório
    Espaço clássico com estante e mesa de escritório Foto: Divulgação/ Lisa Station Design
  • A iluminação é muito importante no cantinho da leitura
    A iluminação é muito importante no cantinho da leitura Foto: Divulgação/ Marzena Marideko
  • Espaço lúdico incentiva a leitura entre os pequenos
    Espaço lúdico incentiva a leitura entre os pequenos Foto: Reprodução/ Pinterest
  • Cantinho da leitura.
    Cantinho da leitura. Foto: Reprodução/ Pinterest
  • Um vão da sala pode ser um ótimo espaço de leitura
    Um vão da sala pode ser um ótimo espaço de leitura Foto: Créditos: Leila Viegas
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE