Especial

Uma viagem às memórias de papel: o maravilhoso mundo da Disney

O embarque em um cruzeiro da Disney é um convite para viver plenamente lembranças de infância e adolescência que só existiam na vontade

Ana Dubeux Enviada especial*
postado em 12/03/2023 07:00 / atualizado em 12/03/2023 11:52
 (crédito: Ana Dubeux/CB)
(crédito: Ana Dubeux/CB)

Ele ainda nem era um astro com mais de 150 filmes no currículo quando o conheci. Ainda que só por desenho. Meu primeiro contato com Pato Donald foi vê-lo nas revistinhas que conseguia aqui e ali. Nunca de fato fantasiei encontrá-lo, pois minha predileção tinha outro nome: Pateta.

O pato vestido de marinheiro que criava os sobrinhos, com aquele temperamento pra lá de enérgico, agora circula num gigante em alto-mar. E é o personagem que “assina” este navio, que é morada da sua estátua de bronze.

Ele anda na companhia de princesas, heróis e heroínas da Marvel, que ganharam outras dimensões, saindo das telas e desenhos para incorporar fantasias, gestos, trejeitos, que podem lembrar, para muitos, uma realidade que só existia no imaginário.

As personagens e os heróis são alguns dos mais de 1.400 tripulantes do Disney Dream, o terceiro navio da frota da Disney Cruise Line, uma imensidão de 130 mil toneladas que desliza suavemente pelo Atlântico e pelo Caribe mexicano.

Estou entre os 4 mil passageiros a bordo passeando com desenvoltura pelos 14 deques, que abrigam tantas atrações, que fica difícil até contar. O Disney Dream tornou-se íntimo, assim como íntima é a sensação tão cara de que a criança que mora em nós só adormece e pode ser despertada com estímulos e alguns cifrões.

Juntos, partimos do Porto de Miami e embarcamos com destino a Grand Cayman, Nassau e Cozumel, no México, com direito a uma parada muito especial na ilha particular da Disney, nas Bahamas, Castaway Cay. Dali, podemos avistar o navio em toda a exuberância e engenhosidade.

Como muitos da minha geração, viajar para os parques temáticos da Disney era sonho distante na infância e na adolescência. Estar com eles em alto-mar é de fato uma sensação única, que nos remete a muitas emoções. Carrego comigo a promessa de registrar cada momento, colher autógrafos dos personagens e heróis e registrar em fotos cada instante. Encomenda de uma neta a gente não esquece e cumpre à risca.

Alternar profundos momentos de contemplação de um mar sem fim com instantes de fantasia é absolutamente encantador. Fiquei numa cabine no 10º andar com vista para o mar, o que permite ainda descansar a vista de tantas referências.

 2023. Revista do Correio. Turismo no navio da Disney.
2023. Revista do Correio. Turismo no navio da Disney. (foto: Ana Dubeux/CB)

Todo mundo merece brincar – e sonhar

Um cruzeiro da Disney é de fato uma viagem de encantos. E o maior deles talvez seja juntar crianças e adultos na brincadeira. Tirar fotos com Homem Aranha e Capitã Marvel, além de toda a turma do ratinho mais popular do Planeta, o Mickey, não é desejo só de crianças ou adolescentes, pode apostar. E, se não for para brincar, melhor nem descer ao convés.

Mesmo sem marcar, encontro com incrível frequência a pequena Vitória, de 5 anos. Ela trouxe na bagagem os ensinamentos da abuelita mexicana para andar sempre impecável como uma princesa. Todos os dias, eu a encontro de sopetão, nos corredores do navio, nas filas para conhecer os personagens ou no restaurante. A cada momento, Vitória me apresentava uma indumentária diferente: tiaras, pulseiras, fantasias e batons sob medida.

O mundo mágico daquele lugar era perfeito para a garotinha de Michigan, nos Estados Unidos. Ao lado do irmão mais novo, Pepe, Vitória desbravou o universo de Mickey, mas só tinha olhos para Rapunzel, Yasmine, Cinderela e outras novidades que o navio lhe apresentava a cada momento. São muitas pessoas e histórias que se cruzam em meio aos corredores e cabines enfeitados. Tudo milimetricamente calculado na régua da fantasia, mas na organização digna de um quartel.

Tapetes desenhados, cabines enfeitadas, escadas majestosas, cardápios ilustrados, shows encantadores, salões de conferência que recebem grupos em horários previamente marcados. Tudo orquestrado para evitar tumultos e aborrecimentos de qualquer tipo. A gastronomia é um capítulo à parte. Diversa, atende a todos os gostos, e é de extrema qualidade. O chef vai de mesa em mesa, sobretudo nos jantares.

Há limpeza regular nas áreas comuns, piscinas e salas de jogos. Segurança também é preocupação constante da tripulação, com treinamento, e acionamento imediato de qualquer passageiro, que é localizado pelo aplicativo, que conecta o turista, e concentra todas as informações da viagem.

Os shows são dignos das grandes produções. O teatro do navio leva o nome do criador dessa magia toda, Walt Disney. Vi o espetáculo A Bela e a Fera. Tem também telão de cinema ao ar livre no convés do navio. Uma das áreas mais frequentadas é a piscina com toboágua e as áreas para jogos no deque 4.

O trajeto

O Disney Dream parte do porto de Miami e embarca em uma variedade de cruzeiros de quatro e cinco noites por destinos, como Grand Cayman, Nassau, Castaway Cay, a ilha particular da Disney nas Bahamas, e Cozumel, no México. Embarquei no pacote Marvel Day at Sea, que volta em 2024. Será oferecido em 10 cruzeiros de cinco noites pelo Caribe, partindo de Fort Lauderdale, Flórida, de janeiro a março do próximo ano.

Por dentro da aventura

As cabines do Disney Dream são projetadas especialmente para as necessidades das famílias. Um diferencial das cabines internas são as vigias virtuais. Essas "vigias" de alta definição têm visão 24 horas do oceano levada até você por uma câmera de alta definição montada fora do navio. Olhe atentamente — você pode até ver alguns de seus personagens favoritos da Disney flutuando!

O encanto dos pequenos  ao verem os seus heróis
O encanto dos pequenos ao verem os seus heróis (foto: Ana Dubeux/CB)

Aventuras portuárias

Quando o navio chega a Cozumel, no México, há um convite para uma parada estratégica, com muitos atrativos, desde explorar as piscinas do parque aquático em Playa Mia Grand Beach, até outras atividades aquáticas — caiaques, trampolins aquáticos, iceberg aquático, pedalinhos, tapetes flutuantes, bicicletas aquáticas.

Há também mesas de pingue-pongue, quadras de vôlei e de futebol e uma equipe de entretenimento com um clube infantil. Ou você pode ainda simplesmente relaxar sob um guarda-sol na praia de águas cristalinas. Na ilha particular da Disney Cruise Line, nas Bahamas, você pode alugar bicicletas, ou snorkel para flutuação, que possibilita ver todos os detalhes maravilhosos acima e abaixo das águas cristalinas deste oásis da ilha.

Como uma grande fábrica de atrativos, os passageiros podem comprar pacotes de fotos. Há fotógrafos profissionais preparados para capturar momentos mágicos com você e todos os seus acompanhantes durante a viagem — no átrio do navio, no jantar, antes dos shows ao estilo Broadway. Tudo pode ser visto pelo aplicativo Disney Cruise Line Navigator, uma espécie de mapa que nos acompanha durante toda a viagem.

Entretenimento 24 horas

O entretenimento a bordo do Disney Dream é oferecido em ambientes únicos, e todas as opções são projetadas para preencher seus dias no mar, com experiências memoráveis. Os visitantes podem assistir a shows no Walt Disney Theatre, filmes em primeira mão no Buena Vista Theatre e encontrar personagens em todo o navio.

O navio conta com três shows permanentes: A Bela e a Fera, The Golden Mickeys e Disney's Believe. Os espetáculos são apresentados no teatro, com capacidade para 1.340 pessoas. Boates e lounges animam a noite com música, dança e socialização. De elegante a esportivo, de discreto a alta energia, você chegará a um ponto de encontro que vai adorar no meio da área de entretenimento "exclusivo para adultos".

Já o Senses Spa & Salon apresenta um design contemporâneo e oferece uma variedade de serviços. O D Lounge, no Deque 4, é o principal ponto de encontro do navio para jogos, festas de dança, entretenimento ao vivo e atividades para toda a família.

 2023. Revista do Correio. Turismo no navio da Disney.
2023. Revista do Correio. Turismo no navio da Disney. (foto: Ana Dubeux/CB)

Maravilhoso dia no mar

— O Marvel Day at Sea acontece entre os meses de janeiro e março no Disney Dream, que sai do Porto de Miami. A boa notícia é que o evento estará de volta em 2024. Trata-se de um dia repleto de ação durante cruzeiros selecionados do Disney Dream.

— O Marvel Day at Sea oferece entretenimento durante todo o dia e encontros com a maior montagem de super-heróis e vilões da Marvel na terra ou no mar — incluindo os clássicos Vingadores, Feiticeiros e Guardiões da Galáxia, além do Capitão América Sam Wilson, Mighty Thor, Shuri, Okoye, Feiticeira Scarlet e muitos mais.

— Os destaques incluem um show no deque com mais de 30 personagens de todo o multiverso, uma apresentação de teatro fascinante com mestres das Artes Místicas, jogos em família, atividades temáticas para jovens, produtos e menus especiais.

— O Marvel Day at Sea será oferecido em 10 cruzeiros de cinco noites pelo Caribe partindo de Fort Lauderdale, Flórida

— Em 7 de janeiro, 21 de janeiro, 4 de fevereiro, 18 de fevereiro e 3 de março de 2024, o itinerário do Caribe Ocidental inclui George Town, Grand Cayman e Castaway Cay.

— Partindo em 12 de janeiro, 26 de janeiro, 9 de fevereiro, 23 de fevereiro e 8 de março de 2024, o itinerário do Caribe Ocidental inclui Cozumel, México e CastawayCay.

— Os passageiros a bordo do Marvel Day at Sea também desfrutarão de toda a diversão e tranquilidade de um cruzeiro tropical da Disney, desde entretenimento de primeira linha e refeições temáticas para famílias até espaços dedicados para hóspedes de todas as idades.

Dos pequenininhos aos adolescentes

• O berçário It's a Small World é projetado para crianças de 6 meses a 3 anos de idade. Esta é a única opção aberta aos pais de crianças pequenas, já que não existe um serviço de babá a bordo.

• Encontros de personagens, sessões de contação de histórias, oportunidades de se fantasiar, jogos interativos e playgrounds certamente inspirarão crianças de 3 a 12 anos no centro de atividades Disney's Oceaneer Club, habitado pelos personagens clássicos da Disney, Marvel e Disney Pixar.

• A imaginação rege o Oceaneer Lab, dedicado à exploração, onde crianças de 3 a 12 anos são convidadas a jogar jogos inventivos, realizar experimentos malucos e participar de todos os tipos de atividades educacionais em meio a salas temáticas.

• Há ainda os espaços dedicados aos 'teens': Vibe (Deck 5) e Edge (Deck 13). Edge é uma área exclusiva para pré-adolescentes, de 11 a 14 anos, que tem pista de dança, computadores e jogos eletrônicos. O Vibe é destinado a adolescentes, de 14 a 17 anos, e tem uma área interna e uma área externa. Na área interna, há pista de dança, jogos eletrônicos, área de som para fazer karaokê ou brincar de DJ. Na externa, tem piscina, área molhada, espreguiçadeiras, chuveiros,e jogos como pingue-pongue.

Brasileiros trabalhando a bordo

Aqui e ali, encontro brasileiros que saíram do Brasil para ter uma experiência de trabalho na Disney. É o caso da Gabriella Mello, manager guia service, de 36 anos, natural de Ribeirão Preto (SP). Ela está há 11 anos na Disney. E é categórica: "É o melhor lugar pra viver uma experiência profissional". Gabriella cuida do operacional e administra meio mundo.

A cearense Erica Paiva, 27 anos, assinou contrato com a Disney há sete meses. Participou de uma rigorosa seleção com provas no Brasil, nos Estados Unidos e, depois, treinamento específico no navio. O atendimento é nota 10 e a graça e a eficiência peculiares dos cearenses não se perdem em águas estrangeiras: "É uma experiência incrível trabalhar aqui, conhecer pessoas, culturas e idiomas do mundo inteiro".

Já o paraibano Wellison Meirelles, 28 anos, está há três na Disney. Ele conta como foi parar lá: "Vi uma convocação nas redes sociais e me inscrevi. Realizei um sonho de conhecer países. Foi a vida que escolhi e sou feliz. Trabalho digno é gratificante".

Ele já havia trabalhado em cruzeiros da mesma companhia em roteiros diversos. Em breve, fará o Cruzeiro para a Europa. Os trabalhadores passam seis meses no navio e dois meses em casa. Wellison estava a bordo quando explodiu a pandemia do novo coronavírus. Ele e dezenas de colegas ficaram no navio ancorado, por meses, no Porto de Miami e não esconde a alegria de ver tudo voltando ao normal: "Agora, a vida voltou com casa cheia, crianças correndo!", comemora.

Quem deseja viajar, trabalhar e, ao mesmo tempo, descobrir outras culturas, outras línguas e outras pessoas pode seguir os passos dos 48 brasileiros a bordo do navio Disney Dream. A companhia disponibiliza vagas em muitas áreas.

Como disse o cearense Éverton Alves, há uma década trabalhando na Disney, cada um leva o melhor da Disney. "Vivo para o Mickey. Ele me ajudou a comprar umas lojinhas de açaí e minha casa." Às vésperas de completar 60 anos, eu levarei, agora, lembranças vivas para sobrepor às fantasias de menina. E ainda contar tudinho para a minha neta, Liz.

Érica e Wellison estão há pouco tempo
Érica e Wellison estão há pouco tempo (foto: Fotos: Ana Dubeux/CB)

O navio em números

O Disney Dream é o terceiro navio da frota da Disney Cruise Line e teve sua viagem inaugural em 26 de janeiro de 2011. Irmão do Disney Fantasy, o Disney Dream apresenta uma montanha-russa aquática, a AquaDuck, áreas infantis mágicas, entretenimento reconhecido mundialmente, refeições deliciosas, espaços exclusivos para adultos e experiências imersivas para hóspedes de todas as idades com as amadas histórias e personagens da Disney.

— O enorme navio possui 14 deques, tem 1.250 cabines e capacidade para 4 mil passageiros.

— Na tripulação, são 1.458

— Tonelagem bruta: 130.000 toneladas

— Comprimento: 1.115 pés | Largura: 121 pés | Altura: 216 pés

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.

Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  •  2023. Revista do Correio. Turismo no navio da Disney.
    2023. Revista do Correio. Turismo no navio da Disney. Foto: Ana Dubeux/CB
  • O encanto dos pequenos 
ao verem os seus heróis
    O encanto dos pequenos ao verem os seus heróis Foto: Ana Dubeux/CB
  •  2023. Revista do Correio. Turismo no navio da Disney.
    2023. Revista do Correio. Turismo no navio da Disney. Foto: Ana Dubeux/CB
  • Vitória não economiza no figurino de princesa
    Vitória não economiza no figurino de princesa Foto: Fotos: Ana Dubeux/CB
  •  2023. Revista do Correio. Turismo no navio da Disney.
    2023. Revista do Correio. Turismo no navio da Disney. Foto: Ana Dubeux/CB
  •  2023. Revista do Correio. Turismo no navio da Disney.
    2023. Revista do Correio. Turismo no navio da Disney. Foto: Ana Dubeux/CB
  •  2023. Revista do Correio. Turismo no navio da Disney.
    2023. Revista do Correio. Turismo no navio da Disney. Foto: Ana Dubeux/CB
  • Érica e Wellison estão há pouco tempo
    Érica e Wellison estão há pouco tempo Foto: Fotos: Ana Dubeux/CB
  •  2023. Revista do correio. Turismo no navio da Disney. Éverton Alves .
    2023. Revista do correio. Turismo no navio da Disney. Éverton Alves . Foto: Ana Dubeux/CB
  •  2023. Revista do correio. Turismo no navio da Disney. Gabriella Mello.
    2023. Revista do correio. Turismo no navio da Disney. Gabriella Mello. Foto: Ana Dubeux/CB
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE