O auge no mundo do design e da decoração é a Semana do Design de Milão, considerada o maior evento anual de design do mundo. É nela que surgem as maiores inspirações e tendências da área.
Dividida em duas partes, a feira tem o Salone del Mobile, de móveis e design do mundo inteiro, e o Fuorisalone, que traz uma série de exposições, conferências, palestras e lançamentos de produtos.
Em abril deste ano, Brasília fez sucesso em Milão. Entre as peças inspiradas no modernismo da capital, estava a Mesa de Centro Fachadas, peça criada pelo designer de mobiliário Lucas Caramés.
Saiba Mais
Apesar de ter nascido em Salvador (BA), Lucas mora em Brasília há 12 anos e se considera um pouco brasiliense. "Brasília me acolheu, eu me adaptei super bem e amo a cidade, me considero um candango de coração", completa.
Por motivos profissionais, a mãe dele se mudou para cá dois anos antes dele e, na hora de escolher onde iria fazer faculdade, o Planalto Central foi o escolhido. Lucas pondera que ter se formado em arquitetura em Brasília foi um divisor de águas na sua vida profissional.
"Aqui, nós vivemos uma história arquitetônica reconhecida no mundo inteiro no dia a dia. Ter contato com tudo isso desde a faculdade foi uma experiência fundamental para que eu chegasse onde estou agora na minha carreira", acredita.
A mesa apresentada em Milão é uma representação das falas de Lucas. Desenvolvida a partir do processo de identificação e inspiração nas edificações modernistas de Brasília, a peça, com sua forma dinâmica e concreta ao mesmo tempo, define bem a essência da capital.
Participando pela primeira do evento, Lucas ressalta a sensação de realização e abertura de novas possibilidades. "Lá, podemos fazer novas conexões com o que há de mais criativo no mundo do design, descobrir trabalhos autorais, ousados e diferentes. Isso foi muito importante em toda a experiência", completa.
Agora, o design se concentra em outra parte da sua identidade. Em uma nova coleção, Lucas busca resgatar sua essência baiana. "Eu sempre trouxe a identidade urbanística e arquitetônica da cidade que me acolheu e agora quero acrescentar esse meu outro lado."
A linha de móveis externos da coleção Salvà será inspirada nas vivências familiares que Lucas teve nos 17 anos em que viveu em Salvador, trazendo as cores e a natureza da cidade misturadas às influências modernistas que moldaram o profissional.
Borogodó Breton
O Stdio Lucas Caramés não foi o único escritório de Brasília a brilhar em Milão. Em parceria com a Breton, marca de mobiliário referência no Brasil, o estúdio brasiliense Choque Design levou duas peças da coleção Borogodó Breton para a Semana de Design de Milão.
A Chaise e a Poltrona Aor representam um futuro mutável e imprevisível, ao mesmo tempo em que foram criadas com um olhar para as memórias afetivas do passado, proporcionando acolhimento e conforto.
As duas peças fazem referências de clássicos do design brasileiro das décadas de 1960 e 1970, ao mesmo tempo em que trazem um toque contemporâneo, mantendo os móveis leves e multifuncionais.
A Chaise Aor tem um encosto ajustável com sustentação, sendo aconchegante para diversos tipos de corpos. Pensado também na funcionalidade, ela possui um assento vazado, onde podem ser guardados livros ou tablets para momentos de leitura e descanso. Já a poltrona traz ares um pouco mais sérios, podendo ser usada tanto no ambiente residencial quanto no corporativo.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.