Casa

Decoração escandinava: um lar confortável com toque natural e minimalista

Leve e funcional , o estilo escandinavo de decorar surgiu no século 20, no norte da Europa, e continua requisitado nos dias atuais

Letícia Guedes*
postado em 02/08/2023 14:21 / atualizado em 02/08/2023 14:32
Os móveis de linhas retas e a iluminação natural 
em abundância também são pontos do estilo -  (crédito: Istockphoto/Reprodução)
Os móveis de linhas retas e a iluminação natural em abundância também são pontos do estilo - (crédito: Istockphoto/Reprodução)

Decorar o espaço da casa em que se mora é uma tarefa que exige atenção, afinal, esse é o lugar onde passamos boa parte do nosso tempo e, para ter um bom descanso depois de um longo dia de trabalho, o espaço precisa ser agradável para quem ali vive. Entre as várias formas de decoração, o estilo escandinavo é uma alternativa àqueles que prezam pelo jeito funcional e minimalista de viver. Surgida na região norte da Europa, onde ficam localizados os países nórdicos, como Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia, ele preza pela funcionalidade, pela iluminação e pelos elementos naturais.

O arquiteto Rick Hudson, sócio-fundador da HC Arquitetura e Youtuber no canal Design Design Meu, explica que por o estilo ter nascido em regiões frias, existe forte influência do clima nas características da decoração. E aponta algumas delas: "A busca por iluminação natural para aquecer e clarear os ambientes, além do uso de madeira no piso, nos móveis e em outros objetos com os quais temos contato com os pés e as mãos, uma vez que a madeira tem um comportamento térmico adequado para regiões frias".

Por converter o espaço em mais confortável, a forma escandinava de decorar performa bem em todos os cômodos da casa. O especialista expõe que uma das premissas da decoração é a funcionalidade, sendo assim, em ambientes onde há muitas atividades manuais diárias, como cozinhas, lavanderias e banheiros, a decoração objetiva e prática conserva apenas o que, de fato, tem utilidade. "Não terá armários, utensílios, decorações e outros itens em excesso apenas pela estética. Tudo o que existe na decoração escandinava tem uma função definida — às vezes, mais de uma."

Patrícia Tavares, designer de interiores que já participou de três edições do CasaCor, aponta a decoração como contemporânea e ao mesmo tempo rústica, minimalista e aconchegante, além de valorizar o aconchego e seguir o conceito de que menos é mais. "A qualidade fala mais alto do que a quantidade, são ambientes versáteis, de estilo mais econômico. A casa minimalista também é mais fácil de manter e de limpar."

De mãos dadas com o minimalismo

Para além de uma tendência, a maneira escandinava de decorar o espaço está diretamente ligada ao modo minimalista de levar a vida, o excesso fica totalmente de fora. "A decoração escandinava possui valores similares com o estilo de vida minimalista, que defende a diminuição do consumo e entende que precisamos apenas dos objetos necessários para uma vida plena. Aqui, falamos novamente da funcionalidade desse estilo de decoração, entendendo que cada objeto (mesmo decorativo) cumpre uma função definida no ambiente", declara Rick.

O arquiteto destaca, ainda, que a principal vantagem de optar por essa decoração é viabilizar a reforma do início ao fim, tendo, também, a possibilidade de investimentos financeiros menores. Mas deixa o alerta de que o minimalismo não significa que os objetos com funções decorativas são desnecessários. "Mesmo numa decoração minimalista, peças decorativas que façam sentido para quem vai morar no local são muito bem-vindas. O importante é ser funcional e facilitar a vida de quem vai usar o ambiente."

Decorando no estilo

Para quem tem interesse em deixar o lar mais aconchegante e funcional, é preciso conhecer as características marcantes apresentadas na decoração escandinava. Patrícia Tavares aponta uma paleta mais monocromática para o ambiente — o branco, o preto e os tons de cinza se fazem presente. Valorizar a iluminação natural e utilizar elementos também naturais, como madeira, colchas, mantas, tapetes, almofadas e cortinas, é aconselhado pela especialista.

Sobre os móveis, Rick sugere atentar-se sempre às funcionalidades para fazer a melhor escolha. "O principal é ter uma ou mais funções. Uma poltrona de descanso e relaxamento é escolhida com esse objetivo desde sua forma até os materiais que a compõem. Um armário de cozinha é planejado para armazenar de forma organizada os utensílios que são necessários naquela cozinha. Nada é escolhido por acaso, tudo precisa ter uma função."

"Pense em um espaço onde você circula com facilidade, onde não há coisas entulhadas, excesso de cores, e onde cada objeto cumpre uma função para facilitar sua rotina. Se isso te parece confortável, então é exatamente isso que a decoração escandinava proporciona", declara Rick.

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

 


  • Cores claras e pouco saturada, ambientes e móveis multifuncionais, pisos
    Cores claras e pouco saturada, ambientes e móveis multifuncionais, pisos "quentes" feitos de madeira, piso vinílico, laminado são características da decoração escandinava Foto: Istockphoto/Reprodução
  • Decoração contemporânea, e ao mesmo tempo rústica, minimalista e aconchegante
    Decoração contemporânea, e ao mesmo tempo rústica, minimalista e aconchegante Foto: Freepik/reprodução
  • A decoração escandinava valoriza cores claras e neutras, iluminação natural 
e a utilização de elementos naturais
    A decoração escandinava valoriza cores claras e neutras, iluminação natural e a utilização de elementos naturais Foto: Pinterest/Reprodução
  • No projeto do arquiteto Rick Hudson, tons claros funcionalidade na cozinha
    No projeto do arquiteto Rick Hudson, tons claros funcionalidade na cozinha Foto: Haruo Mikami
  • Projeto com características escandinavas feito pelo arquiteto Rick Hudson
    Projeto com características escandinavas feito pelo arquiteto Rick Hudson Foto: Haruo Mikami
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação