Casa

Explorando sensações: o uso de texturas vira tendência na decoração

A utilização desses elementos atribui personalidade e conforto ao espaço, além de gerar experiências sensoriais únicas aos moradores e visitantes

O uso de texturas atribui divertimento para o ambiente do quarto  -  (crédito: Fotos: Arquivo Pessoal)
O uso de texturas atribui divertimento para o ambiente do quarto - (crédito: Fotos: Arquivo Pessoal)
postado em 14/12/2023 00:00 / atualizado em 14/12/2023 14:59

O uso de texturas na decoração vem ganhando espaço nos ambientes por trazerem delicadeza e experiências sensoriais. Além disso, fogem daquela aparência chapada e chamam a atenção. Elas podem ser vistas nas paredes, nos móveis e até em tecidos. Esses elementos ajudam na criação de um estilo único da casa, influenciando no tom da composição dos ambientes.

Segundo a arquiteta e designer de interiores Caroline Nogueira, 29 anos, as possibilidades de uso são bem amplas. "Quase todos os elementos podem ser uma oportunidade de trazer textura para o espaço. Desde os pisos, revestimentos e papel de parede até os adornos e a decoração com cortinas, tapetes, almofadas, vaso", detalha.

Trabalho de Daiana Pontes com a utilização do painel de serralheira que "setoriza" ambientes do espaço.
O painel de serralheria setoriza ambientes dentro do mesmo espaço (foto: Arquivo Pessoal)

Como incluir

Com tantas opções, é recomendado tomar cuidado ao incluir essas texturas na decoração, para que não fique carregada e com muitos contrastes. "É interessante, primeiro, entender o seu estilo, o gosto pessoal para escolher a composição de texturas corretas", ensina Caroline. A profissional indica a utilização de amostras de cada textura e cor para garantir que combine e tenha harmonia entre si.

Painéis de madeira, paredes texturizadas e pedras aparentes são clássicos da decoração de textura. Muito usados nas áreas externas, podem também ser adotados no espaço interno, além de serem coringas na junção de estilos. "Os painéis texturizados estão totalmente alinhados quando precisamos fazer essa conexão. E essas peças podem estar no teto, com um painel amadeirado, ou em uma parede, com pedra natural", completa a arquiteta e designer de interiores Daiana Pontes, 37 anos. Segundo a profissional, os painéis podem setorizar ambientes ou manter a regularidade deles, escondendo portas de acesso.

Itens decorativos

O uso de tapetes, tecidos e almofadas pode adicionar texturas em móveis e ambientes. Os tapetes, elementos antigos na decoração, trazem conforto e aconchego, além de melhorar a sensação térmica da casa. Além disso, por ser versátil, pode ser combinado com vários estilos. Para aqueles que querem conforto, um modelo de lã é bem-vindo; já para aqueles que querem um ambiente que remeta tranquilidade, os com fibra natural são uma boa pedida. "Quando precisamos tornar o ambiente mais calmo, escolhemos materiais naturais", explica Caroline Nogueira.

Em relação aos tecidos, eles são perfeitos para destacar móveis e espaços. As cortinas, por exemplo, podem ser usadas para compor a decoração da sala com estilo; já as almofadas podem combinar com tapetes ou cortinas, criando um ambiente fluido e dinâmico.

As escolhas de uso de cada elemento dependem do objetivo de cada morador e do profissional que o acompanha, como lembra Caroline. "Sempre usamos esses elementos de acordo com o objetivo que temos para o espaço. Seja para colocar a personalidade dos usuários, trazendo objetos e materialidades mais afetivas, seja para torná-lo mais estimulante, com maiores contrastes e um pouco mais de informação", ressalta.

Tendência

Para Daiana Pontes, esse tipo de decoração veio para ficar, pela sua versatilidade e pelas múltiplas formas de composição possíveis. "Pode ser facilmente usada para criar cenários diversos e, se bem planejado, tem um custo benefício muito favorável", completa a arquiteta.

 

Decoração produzida por Daiana Pontes, a arquiteta usa o papel de parede como textura, assim como a cabeceira. As mantas e cortinas também ajudam na composição.
O papel de parede é usado como textura, assim como a cabeceira da cama. As mantas e as cortinas também ajudam na composição. (foto: Arquivo Pessoal )

Seja qual for o elemento usado, a decoração com textura é um estilo cada vez mais pedido, segundo a arquiteta Caroline Nogueira, a expectativa é que essas materiais sejam vistos por bastante tempo ainda. "Tanto a arquitetura quanto a decoração dos próximos anos estarão voltadas para o ser humano, sua saúde, bem-estar e conforto. E os acabamentos dos materiais desempenham um papel fundamental para despertar essas sensações", finaliza a profissional.

  • Nesse trabalho, Daiana Pontes utiliza texturas em cima das bancadas e nos painéis amadeirados
    Nesse trabalho, Daiana Pontes utiliza texturas em cima das bancadas e nos painéis amadeirados Foto: Arquivo Pessoal
  • Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->