HOMENAGEM

A emocionante inauguração da Praça Paulo Pestana

Poucas pessoas têm o privilégio de morar num lugar que leva o próprio nome. Agora, Paulo Pestana também tem esta exclusividade

Zelinda Lucca, Pedro Chagas Roriz Pestana e Yasmin Roriz Pestana -  (crédito: Gigi Kunz/CB/D.A. Press)
Zelinda Lucca, Pedro Chagas Roriz Pestana e Yasmin Roriz Pestana - (crédito: Gigi Kunz/CB/D.A. Press)

Por Miguel Jabour — Graças ao reconhecimento do governador Ibaneis Rocha, Paulinho passou a habitar, desde a última quarta-feira, um endereço definitivo — com vista para sua companheira de quatro décadas, Zelinda. Um endereço que não se muda, não se vende, não se esquece.

Paulinho, que nasceu no Paraná, é quando Paulinho cabia inteiro no Brasil. Podia ser baiano, pelo jogo de cintura, potiguar de São Miguel do Gostoso, pela calma, mineiro, pela matreirice, paranaense, pelas suas ideias bem organizadas ou carioca, pelo seu humor irreverente. O fato é que, acima de tudo, era brasiliense de espírito.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

Era aquele sujeito raro: o encontro sempre valia a pena. Para qualquer aperto, tinha uma saída elegante; para qualquer conversa, um tempero inesperado.

  • Jacqueline Freire, Cecília Maia e Dulce Tanure
    Jacqueline Freire, Cecília Maia e Dulce Tanure Gigi Kunz/CB/D.A Press
  • Weligton Luiz Moraes e Celina Leão
    Weligton Luiz Moraes e Celina Leão Gigi Kunz/CB/D.A. Press
  • Pedro Chagas Roriz Pestana, Yasmin Roriz Pestana e José Humberto Pires
    Pedro Chagas Roriz Pestana, Yasmin Roriz Pestana e José Humberto Pires Gigi Kunz/CB/D.A. Press
  • Rosângela Rabelo Maciel, Pedro Chagas Roriz Pestana e Andrea Rabello Maciel
    Rosângela Rabelo Maciel, Pedro Chagas Roriz Pestana e Andrea Rabello Maciel Gigi Kunz/CB/D.A. Press
  • Julio Cesar Ribeiro e Sandra Faraj
    Julio Cesar Ribeiro e Sandra Faraj Gigi Kunz/CB/D.A. Press
  • Luiz Antônio Reis e André Ávila
    Luiz Antônio Reis e André Ávila Gigi Kunz/CB/D.A. Press
  • Leonardo Teshima, Itamar Feitosa e Hélvia Paranaguá
    Leonardo Teshima, Itamar Feitosa e Hélvia Paranaguá Gigi Kunz/CB/D.A. Press
  • Zelinda Lucca, Pedro Chagas Roriz Pestana e Yasmin Roriz Pestana
    Zelinda Lucca, Pedro Chagas Roriz Pestana e Yasmin Roriz Pestana Gigi Kunz/CB/D.A. Press
  • Fernando Leite, Zelinda Lucca e Gisele Ferreira
    Fernando Leite, Zelinda Lucca e Gisele Ferreira Gigi Kunz/CB/D.A. Press
  • Ibaneis Rocha e Zelinda Lucca
    Ibaneis Rocha e Zelinda Lucca Gigi Kunz/CB/D.A. Press

Não sei bem o que mais venho sentindo falta: se é do estrategista político afiado, se é do cronista mundano que brilhava na última página da Revista do Correio Braziliense, se é dos papos sobre música, se é das resenhas de futebol, ou se é daquele prazer simples de jogar conversa fora — de onde brotavam ideias ótimas, quase sempre sem compromisso nenhum de existir, mas que rendiam boas gargalhadas.

Talvez fique mesmo com a risada tímida. Aquela que vinha quando um de nós sugeria uma molecagem qualquer — dessas que já nascem destinadas a dar errado, mas que, com ele, sempre acabavam dando certo em forma de riso.

Na inauguração, as lágrimas do amigo de fé Weligton Moraes disseram mais que o discurso proferido por ele. Os amigos Júlio César, Fernando Leite, José Humberto, Marcelo Ferreira e Eraldo Pereira também falaram com muita emoção. A companheira Zelinda, que se manifestou pela família, afirmou que conduzirá a memória do Paulinho como se ele estivesse vivo. Já o Governador, no seu pronunciamento, reconheceu ali mais do que um nome — reconheceu a importância do escudeiro para a sua história pessoal.

E então se percebe: Paulinho não foi embora.

As tardes dos domingos na Quituart vão continuar alegres no butiquim do Tuim e nas mesas do restaurante da Tia Rô e a feirinha continuará servindo de inspiração para escritores, boêmios e contadores de histórias. Em frente, os frequentadores poderão admirar a praça que tem o nome e o sobrenome do boa praça Paulo Pestana. Para encontrá-lo, será só olhar para o lado que ele estará por lá.

  • Google Discover Icon
postado em 27/03/2026 17:02
x