Diversidade

Instagram premia filtros criados por pessoas negras; confira vencedores

Programa voltado para o Brasil teve como intuito premiar 10 criadores de realidade aumentada que criaram filtros para a pele negra. Prêmio foi concedido pela Meta, dona do Facebook e Instagram

Thays Martins
postado em 26/07/2022 10:36 / atualizado em 26/07/2022 10:37
 (crédito: Meta/ divulgação)
(crédito: Meta/ divulgação)

A Meta, dona do Facebook e do Instagram, anunciou, nesta segunda-feira (25/7), as 10 pessoas negras vencedores do Desafio RAP - Realidade Aumentada na Pele. O programa tem como intuito aumentar a diversidade na criação de experiências em realidade aumentada.

Os participantes do programa, feito exclusivamente no Brasil, tiveram que criar filtros para o Instagram. Os ganhadores serão premiados com uma bolsa de estudos e equipamentos.

Confira os 10 vencedores


O programa ofereceu aos participantes um curso de Spark AR no Blueprint, plataforma de cursos gratuitos focados nos produtos da Meta. A iniciativa teve como embaixadores a atriz Lucy Ramos e o humorista Esdras Saturnino.

De acordo com a empresa, mais de 700 milhões de pessoas usam filtros de realidade aumentada todos os meses no Facebook e no Instagram. Os filtros criados no desafio tiveram que seguir critérios como contemplar ao menos três tons de pele negra e não poderia simular alterações cirúrgicas ou mudanças de características físicas.

O desafio é uma das tentativas da rede social de aumentar a diversidade na plataforma. Tem sido comum usuários e digital influencers denunciarem racismo no algoritmo da rede social. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação