Cultura Popular

Centro Cultural Suassuna abre as portas para visitantes em Recife

Galeria tem a curadoria da sobrinha do escritor e deve abrigar manifestações da cultura popular e regional nas artes plásticas e na música, com influência do Movimento Armorial

Jéssica Gotlib
postado em 18/01/2022 18:52 / atualizado em 19/01/2022 11:02
Além de conferir o acervo, público poderá apreciar a apresentação de músicos locais -  (crédito: Centro Cultural Galeria Suassuna/Divulgação)
Além de conferir o acervo, público poderá apreciar a apresentação de músicos locais - (crédito: Centro Cultural Galeria Suassuna/Divulgação)

Quem estiver de viagem marcada para Recife tem uma nova galeria para inserir no roteiro. Acaba de ser inaugurado na cidade o Centro Cultural Suassuna. Organizado por Magda Suassuna, sobrinha do escritor Ariano Suassuna, o lugar abriga diversas manifestações culturais populares, das artes plásticas à música. A ideia surgiu ao longo dos períodos mais críticos de isolamento social.

“Durante a pandemia fiquei trancada aqui na minha casa que é casa e galeria. O mercado de Arte expandiu muito nesse período de isolamento, (terminei ficando com as paredes vazias). Então pensei, que tipo de atrativos o espaço terá? A casa muito grande terminou ficando subutilizada”, contou Magda ao Correio.

Segundo ela, o espaço sem vida ia contra tudo o que já tinha vivido até então. “Me vi inquieta, com as paredes vazias e ainda por cima trancada por conta da pandemia. Comecei a pensar numa saída... Como a vida toda trabalhei com arte, comecei a elaborar a possibilidade de montar um espaço voltado para a cultura, com uma pegada circense e Armorial que foi o universo que a Nossa Família nos criou”, lembrou a curadora.

Ela conta que grande parte do acervo a ser exposto no local já pertencia à família, enquanto o restante foi sendo adquirido aos poucos, seguindo a tradição de valorizar os artistas locais. “Comecei adquirindo alguns objetos aleatoriamente que tivessem a ver com essas histórias. Como Nossa família é do sertão da Paraíba (da cidade de Taperoá) revisitei a minha infância e adolescência e vi que os objetos que tanto amava poderiam estar aqui dentro da galeria numa espécie de salada cultural. Inclusive já tinha um acervo de móveis e objetos que pertenceram à casa dos meus pais”, detalhou.

A casa também será um abrigo seguro para os músicos e a música, em especial o forró pé de serra. “Ao mesmo tempo vi o quanto os músicos sofreram e ainda sofrem por conta da Covid. Me sensibilizei com a causa e achei por bem tentar fazer essa mistura, inserindo o legítimo forró pé de serra nesse contexto. E foi nessa pegada que comecei a pensar na salada cultural que terminei montando”, explicou ela.

O espaço terá lotação máxima de 50 pessoas por vez. A ideia é, não só respeitar as normas de distanciamento social para evitar a disseminação da covid-19, mas também promover uma experiência intimista e próxima ao público. O Centro Cultural Galeria Suassuna está localizado Rua Itatiaia, N81, Apipucos, Recife.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação