Viagens

Mais de 4 mil itens foram esquecidos no aeroporto de Brasília em 2021

Objetos esquecidos ficam guardados no terminal aéreo por até 90 dias. Os itens perdidos com mais frequência são documentos pessoais e eletroeletrônicos

Fernanda Strickland
postado em 11/01/2022 20:30 / atualizado em 11/01/2022 20:30
O local onde os passageiros mais esquecem coisas no aeroporto é na área de raio-x -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
O local onde os passageiros mais esquecem coisas no aeroporto é na área de raio-x - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Os passageiros do Aeroporto de Brasília esqueceram cerca de 4,8 mil itens no terminal aéreo em 2021, um aumento de 40% quando comparado ao ano de 2020, mas, se comparar com 2019, período antes da pandemia e com uma movimentação superior de pessoas, a redução foi de 64%.

Os itens mais esquecidos são documentos pessoais, travesseiros de pescoço e cabos de celular. Carteira de motorista, carteira de identidade e até passaporte encabeçam a lista, contabilizando mais de 48,8% dos objetos encontrados. Em seguida, vêm cartões bancários e roupas femininas.

Os lugares onde os passageiros mais esquecem coisas no aeroporto são na área de raio-x, onde são depositados itens em bandejas para inspeção, e nos diversos sanitários do terminal. Os objetos esquecidos no interior das aeronaves são de responsabilidade das companhias aéreas. Cada empresa possui seu próprio departamento de Achados e Perdidos e a Inframerica não tem acesso a estes pertences.

Dos 4.822 mil objetos esquecidos no aeroporto, apenas 21,3% foram procurados pelos seus donos. O passageiro tem até 90 dias para recuperar o objeto, contados a partir da data em que o item foi encontrado no terminal. Passado este período, o item segue para doação à instituições de caridade credenciadas pela Inframerica.

Já os documentos pessoais são repassados aos Correios e cartões de crédito são destruídos após sete dias. Produtos de higiene pessoal e cosméticos também são descartados após este período.

Como recuperar?

A Inframérica conta com uma equipe de Atendimento ao Cliente dedicada a tudo que ocorre nas salas de embarque e nos saguões. Quando algum objeto é encontrado, os funcionários enviam diretamente para o setor de Achados e Perdidos. Lá o item é catalogado com as principais características do material com a data, horário e local onde foi localizado.

Para recuperar o pertence esquecido o passageiro deve indicar todas as particularidades do objeto. Cor, formato, senha de acesso (em caso de equipamentos eletrônicos) ou alguma identificação única do item. Estas informações são importantes para ter o objeto de volta.

Uma das dicas da equipe de atendimento ao cliente da Inframerica para não esquecer objetos pelo aeroporto é sempre ficar atento e carregar pouca bagagem. "Quanto mais sacolas, malas ou bolsas, maior a chance de deixar algo para trás. Além disso é muito importante estar atento aos documentos de identificação, pois eles são necessários para poder embarcar nas aeronaves", conta o coordenador de Atendimento ao Cliente, Diego Banzer.

Outra recomendação importante ao passageiro é sempre prestar atenção aos objetos que encontra pelo terminal aéreo, especialmente malas e mochilas que sejam suspeitas. "Quando se deparar com qualquer objeto estranho, o passageiro deve informar imediatamente ao Centro de Operações Emergenciais (COE) do aeroporto por meio dos aerofones instalados nas praças centrais de alimentação do terminal, ou entrar em contato com os nossos funcionários que são treinados para lidar com este tipo de situação", recomenda Banzer.

Para recuperar um item perdido, basta entrar em contato com o Achados e Perdidos pelo telefone (61) 3214 6109 ou pelo e-mail: achadosperdidos@inframerica.aero.

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