premiação

Correio Braziliense recebe primeiro e segundo lugar no 8º Prêmio Sebrae de Jornalismo

A matéria retrata o aumento da população, durante a pandemia, entre 15 e 29 anos que não trabalha nem estuda

EuEstudante
postado em 02/12/2021 23:30 / atualizado em 02/12/2021 23:42
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

O Correio Braziliense recebeu, na noite desta quinta-feira (2), uma homenagem pela a etapa distrital do 8º Prêmio Sebrae de Jornalismo. Com a reportagem Pandemia desencoraja ainda mais jovens nem-nem na busca por emprego, de autoria da estudante Ana Lídia Araújo, publicada no caderno de Trabalho&Formação, o jornal venceu a categoria texto da etapa distrital.

A matéria retrata o aumento da população, durante a pandemia, entre 15 e 29 anos que não trabalha nem estuda. Além disso, essas pessoas, à época, se sentiam desmotivadas a procurar um emprego. "É uma honra muito grande estar entre os premiados desta noite, ainda mais falando de um tema tão importante. Essa matéria exigiu muita apuração, pesquisa e atenção redobrada porque tinham muitos dados", diz a estudante.

Além de ser a grande vencedora dos Distrito Federal na categoria texto, Ana Lídia também levou o segundo lugar com a matéria A corrida empresarial na pandemia exige reinvenção para superar crise, também publicada no caderno de Trabalho&Formação. Para Jorge Eduardo, um dos jurados da premiação e diretor financeiro da TV Brasília, Rádio JK e Rádio MiX, o mais difícil foi escolher qual dos dois trabalhos da autora merecia o primeiro lugar.

"Eram duas produções de alta qualidade, textos muito bem acabados e a gente percebia que a finalização desse texto era uma característica dela. Foram muito bem editados pela editora, que soube fazer o casamento ideal e trouxe um frescor, um vigor, uma sensação de quem quer ajudar, quem quer trazer pra sociedade uma visão nova, uma visão de apoio", disse o jornalista e também diretor de comunicações das Organizações Paulo Octávio.

"A matéria casou muito com o tema do prêmio e com o momento que a gente vivia, a pandemia era um aprendizado pra todos e ela soube ensinar pra quem lia suas matérias como poucas", completou Jorge Eduardo.

A reportagem contou com a colaboração e edição jornalista e ex-subeditora do Correio Braziliense Ana Paula Lisboa. "Esse reconhecimento é resultado do esforço da Ana Lídia, que sempre procurou se empenhar e levar o melhor para os leitores, apresentando soluções que podem fazer a diferença na vida das pessoas. E não foi diferente nesta reportagem sobre jovens que não trabalham e não estudam, que deu exemplos de quem viu no empreendedorismo uma opção para sair desse cenário."

Na cerimônia, também foram homenageadas a TV Globo, na categoria vídeo; a Rádio Nacional AM, em áudio; e o Portal Metrópoles na categoria foto.

Com o término das etapas estaduais e distritais, os vencedores de cada categoria irão concorrer na etapa regional e os classificados participam da etapa nacional, que será celebrada em janeiro de 2022. O prêmio nacional para o finalista de cada categoria é um notebook e um smartphone de última geração, com configurações de alto desempenho e capacidade de edição de vídeos e fotos.

(foto: Arquivo pessoal)

(foto: Arquivo pessoal)

(foto: Arquivo pessoal)

(foto: Arquivo pessoal)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Foto: Arquivo pessoal
  • Foto: Arquivo pessoal
  • Foto: Arquivo pessoal
  • Foto: Arquivo pessoal
  • Foto: Arquivo pessoal
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação