Comemoração

Planaltina, a cidade mais antiga do DF, completa 164 anos


Com uma arquitetura histórica de tirar o fôlego, composta por casas centenárias, Planaltina carrega grandes pontos turísticos e é responsável por receber uma das principais festas religiosas do DF

Por Yasmin Rajab
Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

164 anos

Neste sábado (19/8), a cidade de Planaltina completa 164 anos. A Região Administrativa foi criada em 19 de agosto de 1859 pela Lei nº 03 da Assembleia Provincial de Goiás. Inicialmente, a cidade pertencia ao município de Formosa.

Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Pedra Fundamental

A história da cidade teve início após a passagem da Comissão Cruls, que esteve na região para estudar onde seria a futura capital do Brasil. Na época, o então presidente da República, Epitácio Pessoa determinou o assentamento da Pedra Fundamental. No dia 7 de setembro de 1922, a pedra foi fundada exatamente onde pretendia-se construir a futura capital do Brasil.

Renato Araújo/ Agência Brasília

Cidade histórica

Planaltina está a 38,5 quilômetros de distância do Plano Piloto. A cidade, que é a mais antiga das regiões administrativas do DF, é composta por casarões centenários, que compõem seu ambiente histórico. Na cidade, os visitantes podem aproveitar várias atrações, como cachoeiras, centro histórico, parques ecológicos e festas tradicionais

Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Vila Mestre D'Armas

Inicialmente, Planaltina se chamou Vila Mestre D'Armas, em homenagem a um armeiro que morou na região. Na época, o local era um ponto de escoamento do ouro retirado de Goiás. Em 1917, a cidade foi batizada com o nome atual.

Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Via Sacra

Em Planaltina também acontece uma das principais festas religiosas do DF e Entorno. Na Semana Santa, o Morro da Capelinha recebe milhares de fiéis que vão até o local para celebrar a data. Lá, acontece um verdadeiro espetáculo teatral a céu aberto, que representa a ressurreição de Cristo.

Fotos: Marcello Candido

Vale do Amanhecer

O Vale do Amanhecer é a primeira comunidade religiosa constituída na capital do Brasil. A doutrina do centro religioso foi fundada pela médium Neiva Chaves Zelaya, a tia Neiva, em 1959. Com o passar dos anos, o movimento espiritualista foi crescendo de maneira considerável, registrando cerca de 250 mil seguidores e cerca de 700 templos

Lúcio Távora/Divulgação

Pontos históricos e religiosos

Outro pontos históricos e religiosos para visitar em Planaltina são: Igrejinha de São Sebastião, Estátua de Louis Cruls, Praça Coronel Salviano Monteiro, Museu Histórico e Artístico de Planaltina, Templo do Vale do Amanhecer e Morro da Capelinha.

Paulo H. Carvalho/Agência Brasília