Entretenimento

Daniela Mercury brilha na 30ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio em Copacabana


A 30ª edição da Parada do Orgulho LGBTI+ Rio tomou conta da orla de Copacabana no domingo, 23 de novembro. Entre as principais convidadas, estava a cantora Daniela Mercury, com seus 40 anos de carreira e inúmeros sucessos na boca do povo.

Por Flipar
Reprodução TV Globo

Recentemente, a cantora ironizou, em tom de brincadeira, as rainhas de Carnaval que “não sabem sambar”. Em entrevista ao podcast 'Flow', a artista divulgou seu novo álbum 'Cirandaia de Luxo' e falou sobre ritmo e sensualidade.

Reprodução de vídeo YouTube

Com a colaboração do artista visual e plástico, cenógrafo e diretor Gringo Cardia, Daniela gravou 16 clipes musicais em 16 horas seguidas com 17 estéticas diferentes, incluindo cabelo e maquiagem, além de interpretações da cantora.

Reprodução do X @danielamercury

Em agosto de 2025, a cantora Daniela Mercury estreou a turnê 'Uma Chica – Daniela Mercury interpreta Chico Buarque', uma homenagem aos 40 anos de sua conexão artística com o renomado compositor carioca.

Divulgação

Daniela Mercuri de Almeida Verçosa nasceu em Salvador, capital da Bahia, no dia 28 de julho de 1965.

Reprodução do X @danielamercury

Desde muito jovem, ela demonstrou talento para as artes, iniciando seus estudos de dança aos oito anos. Ela se formou nessa área pela Universidade Federal da Bahia.

Reprodução do X @danielamercury

Nos anos 1980, ela deu início à carreira como integrante da Banda Eva, que à época ainda era um bloco carnavalesco. Ela foi backing vocal do grupo entre 1986 e 1989, antes de seguir carreira solo.

Reprodução do X @danielamercury

Em 1989, ela integrou a banda de Gilberto Gil e atuou como vocalista da banda de axé Companhia Clic, onde participou da gravação de dois discos - 'Pega que Oh!' e 'Ilha das Bananas'

Reprodução do X @danielamercury

Em seguida, Daniela Mercury deu início à sua carreira solo. O seu primeiro álbum, “Daniela”, logo projetou seu nome com canções como “Swing da Cor”, gravada com o bloco afro Olodum, que a colocou no topo das paradas brasileiras.

Reprodução/Redes Sociais

Em 1992, ela lançou o álbum 'O Canto da Cidade', que se tornou um marco na música brasileira, algo que popularizou a axé music e conquistou o público nacional e internacional. Esta música vendeu mais de 3 milhões de cópias e recebeu certificação de diamante.

Divulgação

Ao longo dos anos, Daniela lançou diversos álbuns de sucesso, como 'Música de Rua', de 1994, e 'Feijão com Arroz', de 1996, consolidando-se como uma das artistas mais importantes da música brasileira.

Reprodução do X @danielamercury

Em 2000, ela inovou ao ser a primeira artista a sair com um trio elétrico que incluiu música eletrônica durante o Carnaval da Bahia, experimentando novos estilos e sonoridades.

Célia Santos Divulgação

Em sua carreira, Daniela Mercury lançou 12 álbuns de estúdio, seis ao vivo e cinco coletâneas, totalizando mais de 11 milhões de discos vendidos mundialmente.

Reprodução do X @danielamercury

Ela já realizou 23 turnês internacionais e participou de projetos de destaque, como o DVD comemorativo dos 25 anos do Cirque du Soleil, e cantou ao lado de Paul McCartney na cerimônia do Prêmio Nobel da Paz em Oslo.

Reprodução do X @danielamercury

Mercury acumula diversos prêmios, com destaque para o Grammy Latino por “Balé Mulato – Ao Vivo”, seis Prêmios TIM de Música, três Multishow Brazilian Music Awards e dois prêmios VMB nas categorias Melhor Videoclipe e Fotografia.

Reprodução do X @danielamercury

Além do sucesso musical, Daniela Mercury é reconhecida por seu engajamento social. Em 2008, ela criou o Instituto Sol da Liberdade, que realiza o projeto 'Caravana da Música', oferecendo experiências artísticas para crianças e formação para professores em diversas cidades do Brasil.

Reprodução do X @danielamercury

Daniela também é Embaixadora Nacional da Boa Vontade do UNICEF desde 1995 e tem se envolvido em diversas causas sociais, incluindo direitos LGBT e combate ao racismo.

Reprodução do X @danielamercury

Daniela Mercury foi casada com o engenheiro Zalther Póvoas, entre 1984 e 1996. Com ele, teve dois filhos, o músico Gabriel Póvoas e a bailarina Giovana Póvoas. Suas filhas mais novas, Márcia, Alice e Ana Isabel, foram adotadas junto com sua esposa, a jornalista Malu Verçosa.

Divulgação