Estilo de Vida

Analândia: refúgio paulista repleto de natureza onde não existem prédios e semáforos


Analândia, cidade localizada a pouco mais de três horas de carro de São Paulo, é uma ótima opção de refúgio para quem quer escapar do barulho, dos engarrafamentos e da pressa da capital sem precisar fazer um grande deslocamento.

Por Flipar
Reprodução do Flickr Pablo Lira

Situada no interior do estado, a estância é um reino de tranquilidade. Ela se destaca por cachoeiras, trilhas e uma paisagem bucólica que são um convite a desacelerar.

Reprodução/ Turismo da Estância Climática de Analândia

Analândia, repleta de belezas naturais, integra a Região Metropolitana de Piracicaba

Edo Miura/Wikimedia commons

Prédios altos e centros comerciais não existem em Analândia. Isso porque a prefeitura proíbe este tipo de construção para preservar o espírito interiorano do local.

Reprodução do Youtube Canal DRONE 4K

Com pouco mais de 4.500 habitantes, a cidade oferece um ambiente sereno, como quem viaja no tempo para relembrar a São Paulo de antigamente, desprovida de arranha-céus e congestionamentos.

Reprodução do Instagram @analandia_oficial

Ademais, a cidade não possui semáforos, o que já demonstra que trânsito não é um problema em Analândia.

Reprodução do Youtube Canal DRONE 4K

Já para quem busca aventura em meio à calmaria, Analândia não decepciona. O ponto mais emblemático é o Morro do Cuscuzeiro, uma imponente formação de arenito que se tornou símbolo da cidade.

Claudio Lopes Sanchez Junior/Wikimédia Commons

O local é ideal para trilhas e escaladas ou se a finalidade é simplesmente contemplar a vista preservada ao redor.

Reprodução Facebook/Projeto Visite Analândia

Adeptos de atividades de aventura como rafting, arvorismo, tirolesa, rapel e cicloturismo, por exemplo, tem na localidade uma excelente opção.

Urbanetz/Wikimédia Commons

O Morro do Cuscuzeiro está a cerca de 3 km do centro de Analândia, que já foi chamada de Anápolis, uma homenagem à padroeira da cidade, Sant’Anna.

Reprodução do Instagram @analandia_oficial

A cidade foi rebatizada de Analândia em novembro de 1944 para evitar confusões com o município de mesmo nome - Anápolis - situado em Goiás.

Reprodução do Youtube Canal DRONE 4K

Em frente ao Morro do Cuscuzeiro está uma elevação rochosa que tem a aparência das corcovas de um camelo e, por isso, batizado de Morro do Camelo.

Reprodução do Instagram @analandia_oficial

Nos dias mais quentes, as cachoeiras da região - resultado das mais de 700 nascentes locais - oferecem refresco e beleza naturais.

Flickr belleavolio

Entre elas, destaque para a Cachoeira da Ponte Amarela, excelente para banho, e a Cachoeira do Salto Major Levy, com uma queda impressionante de 25 metros.

Reprodução do Instagram @analandia_oficial

Já a Cachoeira de Bocaína conta com 45 metros de queda d’água e uma piscina natural.

Reprodução do Instagram @analandia_oficial

Além disso, as grutas da região guardam traços de antigas civilizações.

Reprodução de vídeo EPTV

A Gruta do Índio e o Abrigo do Alvo, por exemplo, possuem desenhos rupestres que remontam a até 7 mil anos.

Reprodução do Instagram @analandia_oficial

Um aspecto que faz de Analândia ainda mais atraente é o clima. Durante o dia, predomina o calor, com a temperatura caindo no período noturno.

Reprodução do Facebook Cachaçaria Macaúva

Analândia mantém algumas construções da chamada era do café. Os turistas podem conhecer a antiga Estação Ferroviária Annápolis, da Cia. Paulista de Estrada de Ferro.

Reprodução do Flickr Claudio Henrique Picolo

A Igreja Matriz de Sant’Anna, que data do fim do século 19, é um atrativo religioso. Ela mantém a arquitetura original e guarda belas imagens sacras - entre elas uma estátua em madeira da padroeira.

Reprodução do Instagram @analandia_oficial