Estilo de Vida

Descoberta pode mudar os tratamentos contra a queda de cabelo


Pesquisadores de Londres, em estudo conduzido pela Queen Mary University of London em parceria com a L’Oréal, identificaram um novo mecanismo por trás do crescimento capilar que pode revolucionar os tratamentos contra a queda de cabelo.

Por Flipar
Welshsk, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

Cientistas utilizaram microscopia 3D em tempo real para observar folículos humanos vivos em laboratório. A análise mostrou que o fio não cresce por pressão da raiz, mas é puxado para cima por células que se movem em espiral ao seu redor.

Reprodução/Men's care clinic

Ao interferir na actina, proteína ligada ao movimento celular, o crescimento caiu drasticamente. A descoberta indica que futuras terapias poderão focar nas forças mecânicas do folículo, abrindo caminho para tratamentos mais eficazes e precisos contra a calvície.

Reprodução/Men's care clinic

A calvície assusta, sobretudo, os homens por afetar a autoestima e a confiança, sendo que a perda de cabelo está ligada a inúmeros fatores. No entanto, um deles está ligado diretamente com a alimentação, que deve ser equilibrada.

freepik

Com isso, a alimentação impacta diretamente em todas as funções do organismo e com a saúde dos cabelos não é diferente. Os alimentos são responsáveis pelos nutrientes utilizados pelo corpo humano, que contribuem para a saúde e o bem-estar.

Pixabay

O foco é optar por comidas fáceis de encontrar e inserir na rotina, além de assumirem possibilidades de preparo variadas. Entre eles, estão os alimentos frescos como legumes, frutas, cereais, carne e ovos.

Divulgação

Fazer escolhas alimentares conscientes é o primeiro passo para cuidar da saúde e focar no fortalecimento dos cabelos. Deve-se, então, incluir alimentos que sejam ricos em proteínas, ferro, zinco, vitaminas, ômega 3, biotina, selênio e cromo.

freepik

Calvície ou alopecia é a perda parcial ou total de cabelos ou pelos, de forma temporária ou definitiva. Assim, as causas mais comuns incluem a hereditariedade e os hormônios masculinos, além de infecções, estresse, má alimentação, distúrbios da tireoide, traumas ou uso excessivo de produtos químicos.

freepik

Leite, queijo e iogurte ajudam a combater a calvície porque são fontes de proteínas, cálcio, vitaminas, como a biotina, e minerais. Nutrientes essenciais para fortalecer os fios de cabelo e a sua estrutura, além de apoiar as raízes e o couro cabeludo.

Imagem gerada por i.a

Carnes vermelhas, brancas e peixes são fontes ricas em proteínas e nutrientes essenciais para a saúde capilar, como ferro, ômega-3, vitaminas do complexo B e zinco.

denamorado/Freepik

Assim, feijão e ervilha também ajudam por serem ricos em nutrientes essenciais como ferro, zinco, proteínas e vitaminas do complexo B, que fortalecem os folículos capilares e promovem o crescimento saudável do cabelo.

Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay

Brócolis e a couve-flor, vegetais crucíferos, e o abacate ajudam a combater a calvície. Os dois primeiros contêm sulforafano e folato, que podem estimular o crescimento capilar e a produção de queratina, enquanto o segundo é rico em vitamina E e gorduras saudáveis.

Pixabay

Banana, uva e laranja podem ajudar devido aos seus nutrientes, como a vitamina C, essencial para a produção de colágeno e que combate os radicais livres. Além do magnésio, que é extremamente importante para a saúde dos folículos pilosos.

Imagem gerada por i.a

Ricos em minerais, vitaminas, proteínas, gorduras boas e fitocompostos, antioxidantes, os superalimentos também são excelentes opções para incluir na dieta de quem busca evitar a queda capilar.

Pixabay/MabelAmber

Entre eles, está a batata doce, que ajuda o cabelo por ser rica em betacaroteno, que o corpo converte em vitamina A. Ela é essencial para o couro cabeludo, pois estimula a produção de sebo, um óleo natural que hidrata e protege os fios.

Divulgação/Secretaria de Agricultura e Abastecimento

O salmão ajuda a combater a calvície, pois é rico em ômega-3, proteínas, zinco, selênio e vitamina D. Nutrientes que fortalecem os folículos capilares, hidratam o couro cabeludo e combatem a inflamação, algo que contribui para um cabelo mais forte e saudável.

Pixabay/Wow_Pho

Presente em frutas cítricas, morangos, kiwi e pimentos, a vitamina C é essencial para a produção de colágeno e melhora a absorção de ferro, sendo um poderoso antioxidante contra danos aos folículos.

Imagem de alipub por Pixabay

Por outro lado, deve-se evitar alimentos ultraprocessados. Isso porque essa categoria é pobre em nutrientes e costuma contribuir para o desenvolvimento de doenças como a obesidade.

Youtube Canal Cozinhando com a Ly

Eles pioram o caso ao promover inflamação, aumentar a produção de sebo, desequilibrar hormonas e prejudicar a absorção de nutrientes essenciais.

Reprodução de Instagrams