Cidades

Aparição de tucanos em áreas urbanas é comum, diz especialista do Ibama

O pássaro pousou na janela de um morador da Asa Norte, que registrou fotos e vídeos do momento. A aparição viralizou nas redes sociais

Gabriela Vinhal
postado em 20/02/2017 17:35
[VIDEO1]
O registro da visita de um tucano à janela de um apartamento da 216 Norte movimentou as redes sociais neste fim de semana. Os moradores da quadra ficaram encantados com a presença da ave, que sobrevoou próximo às construções. Entretanto, alguns brasilienses questionaram na internet a aparição do animal em áreas urbanas, "por estarem longe de seu habitat natural". O Correio entrou em contato com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para explicar melhor a aparição do pássaro na cidade.
Segundo o coordenador de operação do Ibama Roberto Cabral, tucanos são aves que voam por quilômetros e usufruem de várias áreas de vegetação, não necessariamente o Cerrado. "É completamente comum vê-los aqui, principalmente nessas regiões próximas a lugares com uma grande concentração de área verde. Eles conseguem sair de uma cidade para outra;, exemplifica.

Quando animais exóticos são encontrados na janela ou no quintal de casa, algumas pessoas têm a mania de colocar comida para eles. Cabral ressalta que a atitude não é errada, porém, é preciso responsabilidade. As frutas devem ser frescas, não podem ser colocadas em grandes quantidades, tampouco com tanta frequência, a ponto de virar uma rotina para o bicho.
;Se a pessoa morder a fruta e tiver alguma doença ; mesmo que não fatal para o ser humano ; pode ocasionar na morte do animal. Além disso, se o bicho ficar dependente da alimentação fora da natureza, ele não volta para o habitat natural para conseguir comida. É ruim para o meio ambiente;, explica o especialista. ;Aproveite o momento para tirar fotos, fazer vídeo e admirar a natureza. Mas nunca tente pegar o animal;, enfatiza.
Nas redes sociais, outros moradores celebram a visita do pássaro em diferentes regiões do Distrito Federal. ;Quando eu morava nos dormitórios da Universidade de Brasília, tinha um casal de tucanos que sempre me visitava também. Eu deixava umas frutas, mas eles gostavam mesmo é de uma frutinha de uma árvore próxima a sacada, que eu nem sei que nome tem;, conta Danilo Fróes. ;Já tive a honra de receber uma visita dessa no Guará;, lembra Fernanda Nepomuceno. ;Sempre que passeio pelo Jardim Botânico vejo tucanos e às vezes araras. São muito lindos!”, comemora Juliana Costa.

Aparições em Brasília

Embora não sejam aves muito comuns em centros urbanos, tucanos têm aparecido com certa frequência em algumas regiões de Brasília. Um casal da espécie costuma fazer seu ninho na 415 Norte. O ritual se repetiu nos últimos três anos, entre agosto e novembro.

A chegada da dupla, que se abriga sempre em uma árvore ao lado do bloco H, já se tornou um momento muito esperado pelos moradores da SQN e atrai curiosos de toda a cidade.

Em março do ano passado, moradores do Park Way conseguiram socorrer um tucano que apareceu no jardim de uma casa com a parte superior do bico quebrada. O animal foi resgatado e atendido por uma veterinária chamada até o local.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação