Cidades

Provável caso de febre amarela faz Saúde intensificar ações contra doença

Secretaria vai fazer ações de prevenção no Sudoeste, na Asa Sul e no Jardim Botânico a partir desta segunda-feira (27/11). O órgão também vai inspecionar os sete prédios da quadra do Sudoeste, onde o psicólogo mora com a família

Isa Stacciarini
postado em 26/11/2017 10:22
Secretaria de Saúde promete novas ações contra febre amarela no Sudoeste, Asa Sul e Jardim Botânico
A provável confirmação de febre amarela em um paciente de 43 anos que continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Lúcia, na Asa Sul, fez a Secretaria de Saúde intensificar as ações de prevenção contra a doença no Sudoeste, na Asa Sul e no Jardim Botânico. Esses são os três locais por onde o psicólogo teria passado nos últimos dias antes de ser internado. A pasta informou que na segunda-feira (27/11) haverá um segundo ciclo de aplicação de inseticida por fumacê na região no Sudoeste. Servidores também vão inspecionar os sete prédios na quadra onde o psicólogo mora com a família para identificar e eliminar criadouros do mosquito.
[SAIBAMAIS]O órgão promete, ainda, aplicar inseticida com uma máquina específica operada por homem. ;O UBV também será usado em três ciclos no Setor Hospitalar e Jardim Botânico. Haverá ação na terça-feira (28/11) e na quinta-feira (30/11), ambas após as 18h", informou. No sábado (25/11) servidores da pasta imunizaram 63 pessoas contra febre amarela na quadra onde o paciente mora com a família. O órgão montou um posto de vacinação no playground de um dos prédios e também levou orientações às pessoas. Além disso, realizou ações de vigilância ambiental nas três áreas por onde o psicólogo teria circulado.

Estado de saúde do paciente

O último boletim repassado pela pasta, às 15h de sábado (25/11), confirmava que o psicólogo estava em estado gravíssimo com provável morte cerebral. Uma nova atualização deve ser feita neste domingo (26/11), após às 15h, segundo a Secretaria de Saúde. Um amigo do homem, que preferiu não ser identificado, contou que ele estava trocando um apartamento por um terreno com casa no Altiplano, próximo à Fazenda Taboquinha, a cerca de 2 quilômetros do Lago Sul. A região faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) de São Bartolomeu. ;Ele não viajou nem foi para outro lugar, ou seja, pode estar tendo um surto do lado da gente;, alertou.
No entanto, em entrevista ao Correio na manhã de sábado (25/11), o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, disse que não há motivo para pânico, uma vez que Brasília, segundo ele, tem a melhor cobertura vacinal do país. ;Não há motivo para pânico e os brasilienses podem ficar tranquilos, porque temos cobertura vacinal em todo território, inclusive no Entorno do Distrito Federal;, explicou.
Ele reforçou que quem já se imunizou contra a doença não precisa repetir a dose da vacina. As pessoas que ainda não se preveniram podem procurar um dos postos de saúde da rede pública. Segundo o secretário, as unidades foram reabastecidas com as doses.

Entenda o caso

O psicólogo deu entrada na emergência do hospital em 18 de novembro com dor nas costas, mas foi liberado após medicação. No dia seguinte, porém, voltou ao hospital. Confuso e com fala incoerente, recebeu oxigênio e acabou sendo internado.
Equipes médicas já fizeram dois exames epidemiológicos. O teste mais específico, que poderia confirmar o diagnóstico de febre amarela, foi inconclusivo. Por essa razão, o exame será refeito. O primeiro, que procurou a presença do vírus no sangue, também apresentou resultado divergente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação