Cidades

Previsão de chuva para o Distrito Federal continua até março

Volume acumulado deve ultrapassar a média prevista para fevereiro. Apesar de o brasiliense comemorar a volta do tempo chuvoso, é preciso tomar alguns cuidados para não ficar no prejuízo com os temporais

Lucas Vidigal - Especial para o Correio
postado em 20/02/2018 08:06
Nebulosidade vai aumentar ao longo do dia no DF, prevê Inmet. Semana será chuvosa
O brasiliense pode esperar mais um dia chuvoso. Há previsão de chuva para o Distrito Federal nesta terça-feira (20/2), com possibilidade de trovoadas isoladas. E hoje, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ainda deve chover menos do que no restante da semana: a tendência é de temporais generalizados entre quarta e sexta-feira (21 a 23/2).

Assim, o DF deve entrar na última semana de fevereiro com um volume de chuvas acima do habitual. O Inmet estima que o acumulado atinja 209 milímetros nesta manhã, ou seja, 96% do índice pluviométrico médio para todo o mês: 217,5 milímetros. Contando desde novembro, só janeiro não atingiu a marca esperada.

Março, aliás, também deve começar chuvoso. "A tendência é de que essa chuva se estique ao menos até os 10 primeiros dias do próximo mês", prevê o meteorologista Mamedes Luiz Melo, do Inmet. A partir de então, o tempo deve ficar cada vez mais aberto com a proximidade da estação seca. No entanto, a estiagem só se intensifica a partir de maio.

Os reservatórios, inclusive, devem começar a estação seca com níveis acima do esperado. O Santa Maria bateu os 40% na medição de segunda-feira (19/2), e o Descoberto está com 53,9% do volume útil para abastecimento. O racionamento, porém, continua, e atinge Areal e Riacho Fundo 1 hoje.

Com as chuvas desta tarde, a umidade relativa do ar varia entre 95% e 50%. O tempo pode esquentar ao longo do dia, com temperatura máxima de 28;C. O sol, porém, mal deve aparecer: o dia será de céu nublado a encoberto.

Chuva faz bem, mas pode causar transtornos


As pancadas de chuva de segunda-feira à tarde irritaram alguns brasilienses. Árvores caíram em quadras da Asa Norte, e o motorista mais apressado precisou de paciência com o trânsito.

Para não se estressar com os possíveis danos causados pela chuva, vale tomar algumas precauções. Não estacionar o carro debaixo de árvores evita que galhos amassem o veículo. Outra dica é se inscrever para receber os alertas da Defesa Civil sobre desastres naturais. Eles avisam quando um temporal pode causar uma tragédia. Para usar o serviço, basta enviar seu CEP ao número 40199 por SMS.

Quando o assunto é trânsito, não se pode culpar a chuva. Siga as recomendações de manter distância segura ao carro da frente e de não ultrapassar os 60km/h, mesmo em vias expressas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação