CONGRESSO

Fórum de Segurança Pública apoia veto de Lula em PL das "saidinhas"

Presidente vetou trecho de projeto que vedava a visita à familiares; segundo entidade, proibição total pode "gerar pressões e tensões difíceis de serem contidas"

O benefício da saída temporária, segundo o FBSP,
O benefício da saída temporária, segundo o FBSP, "é um direito concedido há quase quatro décadas pela Justiça" - (crédito: Rock77/Pixabay)
postado em 15/04/2024 18:13 / atualizado em 15/04/2024 18:42

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) divulgou, nesta segunda-feira (15/4), posicionamento favorável ao veto parcial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao projeto de lei que extingue a saída temporária de presos do regime semiaberto em feriados, as chamadas "saidinhas", em que a visita a familiares era vedada.

A entidade afirma que eliminar a saída temporária para que os detentos possam visitar as famílias pode “gerar pressões e tensões difíceis de serem contidas pelos governos subnacionais, que concentram a grande parte da gestão prisional do país”.

O benefício da saída temporária, segundo o FBSP, “é um direito concedido há quase quatro décadas pela Justiça” e é “parte constitutiva da ideia de ressocialização que rege o sistema prisional brasileiro”.

“Para a entidade, a legislação de execução penal pode e deve ser aprimorada e modernizada à luz dos desafios postos pela dinâmica atual da criminalidade e da violência, bem como dos efeitos da política criminal e penitenciária levada a cabo nos últimos anos. Todavia, a saída temporária é um direito
concedido há quase quatro décadas pela Justiça a presos do regime semiaberto e é parte constitutiva da ideia de ressocialização que rege o sistema prisional brasileiro”, diz a organização em nota.

O Fórum aponta, ainda, que eliminar a saída temporária, “sem maiores mudanças na forma de administrar as prisões e monitorar a execução penal dos apenados”, seria uma “medida inócua e voltada apenas aos efeitos e não às causas da violência e do crime”.

O posicionamento vai ao encontro do pronunciamento do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, que afirmou que a proibição da visita a familiares “atenta contra valores fundamentais da Constituição, o princípio da dignidade da pessoa humana e individual”.

A Câmara aprovou, no fim de março, o projeto que passaria permitir a saída de presos do semiaberto somente para fins de trabalho ou estudo. O relator do texto, o deputado Guilherme Derrite (PL-SP), foi temporariamente exonerado da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo para a votação. A matéria retornou à Casa Baixa por alterações sofridas no Senado, como a concessão do benefício mediante a realização de um exame criminológico.

Na quinta (18), o Congresso irá analisar diversos vetos presidenciais, no entanto, não há a previsão de análise do veto ao PL das saidinhas, pois este não tranca a pauta.

 

Tags

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação